sábado , 25 julho 2026
EleiçõesGoiás

Estratégia delineada pelos candidatos e partidos, até agora, sugere que eles acreditam que a eleição de 2018, em Goiás, será definida no campo da política. Não será

A estratégia delineada até agora pelos candidatos e partidos que pretendem disputar as eleições de 2018, em Goiás, deixa claro que eles acreditam que o pleito será decidido exclusivamente por uma conjunção de fatores políticos ou partidários e não através da manifestação dos segmentos da sociedade, ou seja, pela base social do Estado.

Basta olhar o cenário atual: o vice José Eliton, que será candidato da aliança comandada pelo governador Marconi Perillo, investe pesado para agradar prefeitos, esquecendo-se de que eles, na verdade, compõem o elo mais fraco e mais desmoralizado da corrente social. Daniel Vilela, do PMDB, percorre o interior do Estado reunindo os cacos do PMDB para tentar fundamentar a sua candidatura. E, finalmente, o senador Ronaldo Caiado também recorre a um mix dos dois comportamentos, se esforçando para seduzir prefeitos com verbas brasilienses e cooptar lideranças peemedebistas e de partidos da base governistas com o seu tradicional discurso radical.

Estão todos errados. A eleição de 2018, incontestavelmente, começa no plano político-partidário, sim, que é essencial até para o registro de candidaturas e o acesso a um bom naco de tempo de televisão. Mas só no início. Depois, rapidamente, transfere-se para o campo social e deixa para trás o mundo tacanho dos políticos. É a sociedade, com a plenitude das suas forças, que escolherá o próximo governador de Goiás. E ela vai comprar quem tiver as melhores ideias, não uma máquina nas costas ou um rostinho bonito ou um porrete na mão.

Ninguém, nenhum dos candidatos e partidos envolvidos na sucessão, até agora, resolver falar para quem vai decidir a parada: o eleitor.

Artigos relacionados

Goiás

Prefeito de Mineiros é novamente multado por atraso em obra de UBS

Multa administrativa O prefeito de Mineiros, Aleomar de Oliveira Rezende, foi multado...

Goiás

Alô, MP! Alego fecha semestre com 6 mil comissionados e gasta R$ 48,6 milhões só em junho

Cargos comissionados Em pleno ano eleitoral, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego)...

Goiás

Ex-prefeito José Porto é vítima de tentativa de homicídio em Pontalina

Ataque a tiros O ex-prefeito de Pontalina,José Porto, de 88 anos, foi...