sábado , 20 abril 2024
Goiás

Último governador do PMDB, Maguito deixou o Estado com uma relação dívida/receita de 3,45 vezes. Com Marconi, atualmente, a proporção caiu para 0,99 vezes, ou seja, 71% a menos

Um debate, nas redes sociais, entre o deputado estadual Jean Carlo, do PHS, mas em processo de migração para o PSDB, e o senado Ronaldo Caiado, trouxe à tona, na manhã deste sábado, uma informação valiosa para as contas do governo do Estado: a proporção da dívida do Estado em relação à Receita Corrente Líquida vem caindo gradativa e substancialmente desde 1999, quando o governador Marconi Perillo assumiu o seu primeiro mandato.

Quando deixou o governo, em 1998, Maguito Vilela, último governador do PMDB, deixou uma dívida equivalente a 3,45 vezes a receita corrente líquida para o ano seguinte. Trocando em miúdos, o que o Estado devia era 3,45 vezes mais do que arrecadava.

Em seus quatro mandatos, Marconi inverteu essa herança perversa deixada pelo PMDB e hoje a receita supera a dívida. Atualmente, a relação é de 0,99 vezes, o que quer dizer que a Receita Corrente Líquida é maior que a Dívida Consolidada Líquida. Portanto, Marconi reduziu a dívida do Estado em 71% desde que assumiu o Governo de Goiás pela primeira vez.

São números incontestáveis.