sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

Imprensa nacional destaca atuação de Marconi por pactuação em torno de proposta para reformas do governo federal

Os principais veículos de comunicação do País destacaram, nesta quarta-feira (26/4), a atuação do governador Marconi Perillo em prol da pactuação, entre União e Estados, de uma proposta de reforma da Previdência que assegure o equilíbrio fiscal do governo federal e das unidades federadas e os regimes de pagamento de benefícios no setor público e privado. Nas reportagens, jornais, portais e emissoras de televisão definiram Marconi como o porta-voz dos governadores na defesa da reforma da Previdência durante reunião com o presidente Michel Temer, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), na terça-feira.

O maior destaque foi na exortação para que os políticos deixem de lado corporativismo e populismo, e se unam em prol das reformas necessárias para que o País melhore e volte a crescer economicamente. “É hora de deixarmos interesses corporativos e o populismo de lado, e fazermos as reformas que vão tirar de vez o Brasil da estagnação”, assim os jornais reproduziram a fala de Marconi.

O Valor Econômico registra Marconi como o porta-voz dos governadores na reunião com o presidente Michel Temer. “Perillo diz que governadores darão apoio à reforma da Previdência”, diz o título. O texto destaca a seguinte declaração do governador: “Consideramos fundamental para o Brasil essa reforma. É hora de os políticos deixarem o populismo de lado”. O Estado de S. Paulo registra que Marconi falou em nome dos 17 estados presentes na reunião.

O jornal Estado de Minas ressalta que, após a reunião, o governador Marconi Perillo, afirmou que os chefes de governos estaduais se comprometeram a apoiar de forma irrestrita as reformas propostas pelo governo, sobretudo da Previdência. “Se medidas não forem tomadas, o País e os Estados entrarão em colapso. Os governos deram apoio irrestrito às reformas porque elas são fundamentais”, reproduz a declaração de Marconi. O Estado de Minas também destaca que Marconi informou que os governadores se comprometeram a procurar suas bancadas para esclarecer pontos da reforma, em busca de aprovação no Congresso.

O Popular relata que Marconi pontuou que 55% de tudo o que se arrecada hoje pelo governo federal é gasto com Previdência. “Isso é muito sério. De 100% de tudo o que se arrecada no País, hoje, 45% é destinado à infraestrutura, Educação, Saúde, Segurança e outras áreas, e 55% para Previdência. Ou seja, tem alguma coisa muito errada nisso”, reproduz o jornal; que o ministro Henrique Meirelles fez uma exposição mostrando a queda da inflação e dos juros, e condicionou a retomada da atividade econômica à aprovação da reforma da Previdência.

O governador Marconi foi quem propôs a reunião com o presidente Michel Temer, durante o último encontro do Fórum de governadores do Brasil Central, conforme destaca o jornal Opção. A Agência Brasil observa que Marconi foi quem conversou com a imprensa após a reunião: “É hora dos políticos deixarem o populismo de lado e pensarem nas reformas necessárias para trazer estabilidade econômica para o País”.

As televisões também repercutiram as declarações do governador Marconi, com destaque principal para a conclamação de que os políticos deixem interesses corporativos e o populismo de lado, e ajudem a fazer as reformas que vão tirar de vez o Brasil da estagnação. Globo News, Jornal da Band, SBT Brasil e o jornal da Record destacaram, ainda, que Marconi atuou como porta-voz dos demais governadores.