sexta-feira , 26 abril 2024
Notícias

José Vitti aproxima Assembleia da sociedade e inicia programa de formação política “Deputado Jovem”

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), fez a abertura oficial do programa de formação política Deputado Jovem na noite de quarta-feira, 3, no auditório Galileu da Universidade Uni-Anhanguera. O projeto contou com a adesão de 71 alunos.

Ao falar aos estudantes do curso de Direito da Uni-Anhanguera, Vitti discorreu sobre o papel institucional do Poder Legislativo, especialmente para a estabilidade do processo democrático. Ele destacou a importância participação da universidade e dos setores organizados da sociedade no trabalho do Parlamento.

“Um dos pontos bases da nossa gestão é aproximar o Legislativo da sociedade. Uma das formas mais apropriadas para isso é ampliar a integração da Assembleia Legislativa, por meio de projetos como o Deputado Jovem, para que possamos debater e mostrar a nossa realidade. E, também, para aproximar os estudantes universitários do dia-a-dia dos parlamentares,” afirmou.

Vitti abordou a questão da reforma política, que está em fase de discussão no Congresso Nacional, e comentou a exposição negativa da classe política nos últimos tempos. “O nosso desafio hoje é separar o joio do trigo. Só existe uma forma de excluir da política as pessoas que não prestam – e essa forma é o voto consciente e criterioso, que contemple as pessoas honestas”, frisou.

O reitor da Uni-Anhanguera, Joveny Sebastião Candido de Oliveira, disse o projeto é muito válido para os alunos. “É importante porque agrega à formação dos alunos mais conhecimento de cidadania, principalmente neste momento político que estamos vivenciando. Quando um aluno se insere na atividade política, ele se torna muito mais permeável a boas ideias e aos procedimentos corretos e éticos que devem presidir a vida política,” explicou.

Aluno do 5° período de Direito, Gustavo de Assis Souza, que também é presidente do Centro acadêmico, falou sobre a expectativa da experiência da atividade na Assembleia Legislativa. “O mais interessante do projeto é que ele dá a abertura para que os estudantes conheçam os trâmites dos projetos de lei, abrindo inclusive possibilidade de despertar interesse de ter uma carreira parlamentar.”

Artigos relacionados

Notícias

Homem desce de caminhão para fazer reparos no veículo e morre após ser atropelado por carreta

Fato Um caminhoneiro, de 36 anos, morreu após ser atropelado por uma...

Notícias

OAB-GO suspende registro de advogada acusada de matar o ex-sogro e a mãe dele envenenados

Fato A Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO) suspendeu o...

Notícias

Morre Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, aos 51 anos

Fato O cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, faleceu nesta sexta-feira...

Notícias

Jovem que matou mãe a facadas em Valparaíso diz não estar arrependido

Fato O jovem Kevin Alex Pereira, de 22 anos, que matou a...