domingo , 28 abril 2024
Goiás

Giro tenta amenizar, esfria a nota, mas acaba mostrando racha profundo no PMDB

O título e a abertura da nota principal da coluna Giro, assinada por Jarbas Rodrigues em O Popular, tentam amenizar o fracasso que o encontro do PMDB de segunda-feira representou do ponto de vista da reunificação do partido, mas não teve jeito: o leitor mais atento enxerga, nas entrelinhas, que a situação é mais grave do que o texto transparece.

Jarbas não dá muita bola, por exemplo, ao fato de que quase 25% dos prefeitos do PMDB boicotaram a reunião ato de protesto ao autoritarismo de Danielzinho. O jornalista também faz apenas referências vagas ao fato de que dois dos três deputados estaduais da legenda preferiram participar de homenagem a um embaixador da Síria em vez de participar do tal evento.

Sim, é mais grave do que parece. Pouco se comentou, ainda, a respeito dos discursos duros de Adib Elias (Catalão) e Ernesto Roller (Formosa) na reunião, em favor da abertura de diálogo com o DEM do senador Ronaldo Caiado.

As pistas estão lá, no texto. Mas é preciso mais do que uma leitura rasa para compreender a verdadeira dimensão da crise no peemedebismo em Goiás. Desta vez, Jarbas não colaborou.