sábado , 11 janeiro 2025
Goiânia

O Popular: por causa de Fátima Mrué, há UTIs sem doentes e doentes sem UTI em Goiânia

Adivinhe, amigo leitor do blog, qual o assunto da manchete desta terça-feira do jornal O Popular? Acertou se pensou no caos na saúde pública de Goiânia. A reportagem de Thalys Alcântara diz que, por causa da incompetência da secretária de Saúde, Fátima Mrué, o cadastramento de leitos de UTI prontinhos está parado no Ministério da Saúde, enquanto centenas de doentes padecem – e morrem – por falta de tratamento adequado.

Veja o trecho da reportagem que aponta claramente a responsabilidade da secretária:

Tanto a Saúde municipal, como a estadual, já aprovaram a inclusão de novas vagas. Esse processo de aprovação passou por auditorias que confirmaram que os leitos atendem critérios do Ministério da Saúde. No entanto, uma nova portaria publicada durante a tramitação pedia uma nova declaração do gestor municipal, no caso, atualmente, a secretária Fátima Mrué.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz que o Ministério da Saúde pediu grande número de informações, além da declaração do gestor, e que destacou uma equipe para ficar exclusivamente responsável por esses processos.

O superintendente municipal de Regulação e Políticas para Saúde, Glaydson Jerônimo, disse que a pasta ainda está aprendendo a liderá-lo com as novas exigências para o cadastramento desses leitos.

Essa demanda chegou à SMS no final de junho, mas o hospital diz estar tentando o credenciamento desde o ano passado. Dois hospitais privados consultados pela reportagem falam de uma média de cerca de três meses como tempo comum para habilitação de novos leitos de UTI.

Artigos relacionados

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...