sexta-feira , 29 novembro 2024
Goiás

MPF aponta Paulo Ferraz, ex-chefão da Mitsubishi em Catalão, como líder do grupo que teria pago propina a Lula

A denúncia formalizada nesta segunda-feira contra o ex-presidente Lula e o ex-ministro-chefe da Casa Civil Gilberto Carvalho por suspeita de corrupção passiva, em 2009, menciona a existência de uma organização criminosa que objetivava a prorrogação de benefícios fiscais do governo federal para montadoras de veículos sediadas da região Centro-Oeste. O principal líder desta organização criminosa, de acordo com o Ministério Público Federal, era Paulo Arantes Ferraz, ex-presidente da Mitsubishi em Catalão, Goiás.

Diz a denúncia: “Paulo Ferraz foi o principal articulador da associação criminosa, pelo fato de que na sua gestão como presidente da Caoa abriu frente de discussão e reuniões não apenas com Mauro Marcondes Machado, mas também com Eivany Antônio da Silva, com José Ricardo da Silva e com o presidente da Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade. Foi ele quem assinou o contrato com a Marcondes & Mautoni, como presidente da MMC, em 11 de novembro de 2009, e fez os primeiros pagamentos à M&M, autorizando notas fiscais em nome dessa empresa, tendo feito, em 7 de dezembro de 2009, a transferência aproximada para M&M no valor de cinco milhões, quatrocentos e dezenove mil, conforme documentos constantes nos autos”.

A denúncia do MPF afirma que a M&M, cujo dono era Mauro Marcondes Machado, era a empresa intermediária que viabilizava o pagamento de propina das montadoras ao então presidente Lula e ao ex-ministro Gilberto Machado.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....