quarta-feira , 24 abril 2024
Goiás

“Precisamos fazer a escolha pela vida”, afirma presidente do Detran-GO, na Semana Nacional do Trânsito

Organizada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), a programação da Semana Nacional de Trânsito (SNT) teve início na última segunda-feira (18/9) e segue até sexta-feira (22), com uma série de atividades voltadas à educação e conscientização da sociedade. Para o presidente da autarquia, Manoel Xavier Ferreira Filho, é preciso se atentar à importância do tema deste ano: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.

Segundo Manoel Xavier, a escolha da temática representa um dos principais fatores que impedem o país de desfrutar de um trânsito seguro. “Nós somos educados, desde a infância, sobre a importância de fazermos as melhores escolhas ao longo da vida. Desde estudos, casamento, emprego, amigos, viagens etc. Aprendemos que serão essas escolhas que determinarão como será nossa vida. No trânsito, não é diferente. Está nas mãos de cada indivíduo realizar a melhor escolha. O modo como você dirige é que decide suas responsabilidades individuais”, explica.

No entanto, o presidente acredita que o Detran-GO tem conseguido mobilizar a sociedade na construção de um ambiente social mais saudável. “Temos trabalhado em todas as frentes visando um trânsito seguro: educação, fiscalização e conscientização. Sem dúvida estamos conseguindo resultados positivos”, afirma.

Dados do Detran-GO mostram que, por exemplo, o número de acidentes com mortes no Estado de Goiás foi reduzido em 2017 em relação a 2016. O levantamento divulgado recentemente aponta redução proporcional de 3,4% entre os meses de janeiro e agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em números reais, a queda foi de 674 ocorrências, em 2016, para 651, em 2017.

Uma das principais frentes de atuação do Detran-GO é no trabalho para mudança de comportamento do condutor. Nos últimos anos, segundo Manoel Xavier, o Detran tem intensificado as ações educativas, uma vez que ainda constam entre as principais autuações registradas o excesso de velocidade, a falta de cinto de segurança e o avanço no sinal vermelho como as infrações mais recorrentes.

“Além da atuação constante e consistente dos órgãos de trânsito, como o Detran-GO, é preciso que o cidadão aprenda a ter responsabilidade ao volante. Quando o motorista decide respeitar a legislação, ele participa da construção de um trânsito mais seguro e humano. É uma questão de vida e solidariedade”, alerta o presidente.

No Brasil, acidentes de transporte terrestres são a oitava maior causa de mortes – pelo menos 44 mil óbitos por ano. Para Manoel Xavier, esses dados podem mudar para melhor. “Esse número poderia ser reduzido se escolhas como respeitar os limites de velocidade da via, não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir e utilizar o cinto de segurança fossem sempre feitas. A mudança depende de cada um de nós”, atesta.