Datafolha: condenado à prisão, Lula lidera todos cenários da disputa presidencial

Condenado a nove anos e seis meses de prisão e apontado pelo ex-ministro Antonio Palocci como líder de um forte esquema de corrupção, Lula lidera todos os cenários da disputa para presidente da República, que acontece no ano que vem. É que o que revela pesquisa Datafolha realizada nos dias 27 e 28 de setembro e que será divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo neste domingo.

Lula tem pelo menos 35% das intenções de voto em todos os cenários. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) empatam em segundo lugar. Ele oscila entre 16% e 17% e ela varia entre 13% e 14% nos cenários com o ex-presidente no páreo.

Geraldo Alckmin e João Doria, ambos do PSDB, apresentam desempenho equivalente na disputa com Lula, Bolsonaro e Marina, segundo o levantamento, O governador de São Paulo e o prefeito da capital alcançam 8% das intenções de voto. Doria tem viajado pelo País tentando se tornar mais conhecido e apostando que, com isso, poderá subir nas pesquisas. Mas até agora isso não se concretizou.

Nos cenários testados para eventual segundo turno, Lula pela primeira vez vence todos os adversários. A exceção é um hipotético confronto com o juiz Sergio Moro (que tem descartado concorrer a presidente), em que há empate técnico. Na pesquisa anterior, de junho, o petista já tinha mais intenções de voto que seus principais concorrentes no segundo turno, mas empatava também com Marina, além de Moro.