quarta-feira , 27 novembro 2024
Goiás

Marconi discute Ferrovia Norte-Sul e do trem Goiânia-Brasília em reunião com investidores espanhóis

João Unes (A Redação, enviado a Madri) 

O governador Marconi Perillo abriu sua agenda de trabalho na capital da Espanha com uma apresentação, na manhã desta segunda-feira (23/10), sobre oportunidades de investimentos em Goiás, na Câmara Espanhola de Organizações Empresariais (Ceoe).

Ao lado do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, o governador destacou aos empresários o projeto para a construção da ferrovia entre Brasília e Goiânia.

“O projeto de ligar por via férrea duas metrópoles do porte de Brasília e Goiânia constitui uma excelente oportunidade para empresários interessados em investir em infraestrutura”, afirmou o governador.

O diretor da ANTT destacou detalhes do processo para futura licitação da ferrovia Goiânia-Brasília, sendo que a fase de estudos já está concluída. Ele explicou que o leilão permitirá ao grupo vencedor a exploração da ferrovia por 30 anos.

Durante o encontro, foi anunciado que o edital de concessão da Norte-Sul deve ser publicado em novembro. Três empresas brasileiras já mostraram interesse no projeto apresentado a investidores espanhóis. A previsão é que o leilão ocorra no primeiro trimestre de 2018 e que a assinatura do contrato seja realizada já no segundo trimestre.

A presença do governador de Goiás lotou o plenário da Câmara com empresários espanhóis interessados em investir no Brasil. “Esse é o melhor momento para investir no Brasil”, afirmou Marconi: “O País saiu da crise e voltou a crescer”.

O bom desempenho econômico de Goiás entre os Estados brasileiros foi destacado pelo presidente da Câmara Espanhola de Organizações Empresariais, José Gasset, e pelo presidente da Associação de Construtores e Concessionários de Infraestrutura , Julian Nuñez Sanchez.

O embaixador do Brasil na Espanha, Antônio Simões, destacou a recuperação econômica do Brasil e o papel de destaque de Goiás neste processo.

Ao final do encontro, Marconi fez um convite aos empresários espanhóis. “Venham para Goiás, uma terra de muitas oportunidades para bons investimentos.”

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....