quinta-feira , 28 março 2024
Goiás

Marconi discute Ferrovia Norte-Sul e do trem Goiânia-Brasília em reunião com investidores espanhóis

João Unes (A Redação, enviado a Madri) 

O governador Marconi Perillo abriu sua agenda de trabalho na capital da Espanha com uma apresentação, na manhã desta segunda-feira (23/10), sobre oportunidades de investimentos em Goiás, na Câmara Espanhola de Organizações Empresariais (Ceoe).

Ao lado do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, o governador destacou aos empresários o projeto para a construção da ferrovia entre Brasília e Goiânia.

“O projeto de ligar por via férrea duas metrópoles do porte de Brasília e Goiânia constitui uma excelente oportunidade para empresários interessados em investir em infraestrutura”, afirmou o governador.

O diretor da ANTT destacou detalhes do processo para futura licitação da ferrovia Goiânia-Brasília, sendo que a fase de estudos já está concluída. Ele explicou que o leilão permitirá ao grupo vencedor a exploração da ferrovia por 30 anos.

Durante o encontro, foi anunciado que o edital de concessão da Norte-Sul deve ser publicado em novembro. Três empresas brasileiras já mostraram interesse no projeto apresentado a investidores espanhóis. A previsão é que o leilão ocorra no primeiro trimestre de 2018 e que a assinatura do contrato seja realizada já no segundo trimestre.

A presença do governador de Goiás lotou o plenário da Câmara com empresários espanhóis interessados em investir no Brasil. “Esse é o melhor momento para investir no Brasil”, afirmou Marconi: “O País saiu da crise e voltou a crescer”.

O bom desempenho econômico de Goiás entre os Estados brasileiros foi destacado pelo presidente da Câmara Espanhola de Organizações Empresariais, José Gasset, e pelo presidente da Associação de Construtores e Concessionários de Infraestrutura , Julian Nuñez Sanchez.

O embaixador do Brasil na Espanha, Antônio Simões, destacou a recuperação econômica do Brasil e o papel de destaque de Goiás neste processo.

Ao final do encontro, Marconi fez um convite aos empresários espanhóis. “Venham para Goiás, uma terra de muitas oportunidades para bons investimentos.”