quarta-feira , 24 abril 2024
Goiás

Operação Alicerce: em nota, Agehab diz que colabora com investigação da promotoria

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) informou em nota que não é alvo de investigação da operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual (MP) para apurar suspeita de irregularidades em associação que atua com moradia popular. A Agência afirma também que colabora desde o início com o MP na apuração do caso.

Confira: 

A Agehab apresentou todas as informações requeridas pelo Ministério Público sobre a construção das unidades habitacionais do empreendimento denominado Residencial João Paulo II, fruto de parceria com a Caixa Econômica Federal. Essa parceria foi estabelecida pela Agehab com a Caixa Econômica Federal a partir de 2011 para concluir uma obra iniciada pela Sociedade Habitacional Comunitária (SHC), que ficou paralisada vários anos. Em 2012, depois de formalizada a parceria com a Caixa, a Agehab assumiu a obra em regime de construção direta da primeira etapa do Residencial João Paulo II, sem qualquer repasse de recurso à essa referida entidade. Foram construídas e entregues pela Agehab 290 unidades habitacionais.

Atualmente outras 230 unidades da segunda etapa estão em construção pela Agehab, também proveniente de parceria direta Agehab/Caixa e beneficiários. Nesta etapa os beneficiários arcam com parte de financiamento do imóvel, proveniente do programa Carta de Crédito FGTS.

As inscrições e o cadastro das famílias são de responsabilidade da Sociedade Habitacional Comunitária (SHC), entidade que iniciou o empreendimento.  O cadastro apresentado pela entidade passou pelo crivo da Agehab e Caixa, de acordo com os critérios legais do programa federal e do programa estadual. No caso da Agehab, o enquadramento nos critérios da Lei nº 14.542/2003, do Cheque Mais Moradia, dentre os quais renda familiar de interesse social, nunca ter sido beneficiado com nenhum programa habitacional (federal, estadual ou municipal) e vínculo de no mínimo três anos com o município.

A Agehab reitera que tem feito de forma sistemática esclarecimento público de que não cobra qualquer tipo de taxa em inscrições aos programas de moradia executados pelo Estado. Também não permite venda, cessão ou aluguel dos imóveis que tenham recebido aporte de recursos do Estado em sua construção.

A Agência Goiana de Habitação executa um dos maiores e mais exitosos programas de habitação de interesse social do País, beneficiando milhares de famílias em todo o Estado. Prima pela transparência e tem auxiliado todos os órgãos de controle na apuração de qualquer suspeita de irregularidade.