sábado , 18 janeiro 2025
Goiânia

Comissão de Inquérito encontra situação de caos no Ciams Novo Horizonte, em Goiânia

“Um balanço extremamente negativo, do ponto de vista da expectativa do que uma unidade daquele porte deveria estar desempenhando. Foram diversas irregularidades inaceitáveis e incompreensíveis”.

Este foi o balanço feito pelo vereador Clécio Alves (PMDB), presidente da Comissão de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal que investiga irregularidades na Saúde pública, depois de uma visita ao Ciams Novo Horizonte, em Goiânia.

Clécio – filiado ao PMDB do prefeito Iris – afirma que a situação é “caótica.

Entre as falhas mais graves da unidade, que deveria estar absorvendo as demandas do Cais do Jardim América (fechado para reforma), está a ausência dos três médicos escalados para o plantão da emergência.

Segundo o vereador, nenhum deles apareceram para o trabalho. A justificativa da diretora da unidade seria que um foi descredenciado pela Secretaria Municipal de Saúde e os outros dois estariam de atestado. “O plantonista que entrou às 19 horas e deveria ter saído às 7, estava lá até 8h30 porque não tinha ninguém para quem entregar o plantão. É um absurdo”, afirmou.

Os integrantes da CEI se depararam, ainda, com pacientes desamparados: como um senhor de 60 anos que já tinha tido cinco infartos e acabara de ter o sexto, sem atendimento e sem medicação e uma senhora de 103 anos que precisava ser transferida para colocar um marca-passo e aguardava sem previsão.

“A secretária [Fátima Mrué] fechou o Cais do Jardim América e passou a demanda para o Ciams do Novo Horizonte. Disse que a população seria muito bem recebida, atendida, e não tem nada disso. Pelo contrário, o que vimos foi desprezo, descalabro com pacientes, uma situação absurda, inaceitável. Até o médico do plantão estava indignado com a situação”, lamentou.

Clécio Alves contou ainda que os vereadores foram desrespeitados pela responsável pela Vacinação no Ciams: “Bateu a porta na nossa cara, nos ofendeu.”

Nesta segunda-feira (30), ele se reunirá com o prefeito Iris Rezende (PMDB) e pedirá uma audiência com os integrantes da CEI. “Não é possível continuar esse desrespeito”, arrematou.

Toda a visita foi transmitida ao vivo pelo Facebook. Veja abaixo:

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás violento: pacientes são roubadas dentro da UPA do Jardim Itaipu, em Goiânia

Sem hora nem lugar A violência em Goiás já passou de todos...

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...