Para garantir a legalidade das decisões tomadas pelo Parlamento e evitar questionamentos, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, José Vitti (PSDB), anunciou que implantará marcação de ponto exclusivamente biométrico para deputados, aceitando unicamente o registro de presença mediante registro de impressão digital.
Marcação de presença na Comissão Mista na última terça-feira (14) levantou suspeitas quanto ao atual método de controle de presença, que aceita tanto a biometria quanto a digitação de senha pessoal.
A presença do deputado Gustavo Sebba, líder do PSDB, foi anotada na Comissão Mista sem que o parlamentar estivesse no local.
“Tenho reunião na próxima segunda-feira para já organizar a troca das máquinas. Acredito ser essa a maneira mais segura e correta de proceder. O deputado vai marcar presença com o próprio dedo”, frisou Vitti.
A decisão de Vitti imediatamente foi elogiada pelos parlamentares, que entendem a medida como necessária para o bom andamento dos trabalhos da Casa Legislativa.
Os deputados estaduais Humberto Aidar (PT) e Santana Gomes (PSL) aprovaram a “decisão rápida” do presidente da AL de instalar ponto biométrico nos painéis de presença.
“Meus cumprimentos a Vossa Excelência. Não esperava outro comportamento, pelo que conheço da sua conduta, presidente”, afirmou Aidar.
Santana também elogiou a atitude de Vitti, afirmando que, além da instalação do ponto biométrica, é necessária a investigação urgente dos fatos para apurar responsabilidades e punir eventuais culpados.