Leia abaixo o texto publicado pelo experiente jornalista Afonso Lopes em seu blog:
Este é um dos muitos textos deste site condenados previamente a ter pouquíssimo índice de leitura. A maioria da massa lê, quando muito, as manchetes, e já se sente totalmente apto a opinar, discordar apaixonadamente e muitas vezes agredir. São presas fáceis para líderes religiosos que sobrevivem do fanatismo e políticos, mas não se percebem bovinamente como massa de manobra.
A polêmica atual – e sempre haverá uma para alimentar a ira da massa -, diz respeito a bonecos e bonecas distribuídos pelo governo de Goiás como presente de natal para crianças de famílias pobres. Os bonecos e bonecas são nitidamente de baixo custo, e isso pode ser percebido na ausência de cabelos – todos são carequinha – e roupinhas simples, além da embalagem – um saquinho de plástico transparente e não uma caixa de papelão multicolorida. Os bonecos e bonecas tem as respectivas genitálias.
Pois líderes políticos, e alguns religiosos fanáticos, plantaram a palavra fácil de que a genitália dos bonecos, vestidos com roupas praticamente iguais – e unisex, camiseta e short, como é natural nas ruas de todas as cidades brasileiras para meninos e meninas – são uma forma de disseminação e apoio à ideologia do gênero. Será que é isso mesmo?
Não, não é. Aliás, vai na direção contrária. A ideologia do gênero, numa definição rápida e simples, basicamente se ergue a partir da tese de que o sexo é uma definição cultural e social. Para se ter uma melhor ideia do que é isso na prática, um casal do Canadá, que apóia a tese, não definiu o sexo de seu bebê na certidão de nascimento, e explicou que isso o próprio bebê fará quando estiver mais velho.
Ora, os bonecos e bonecas distribuídos em Goiás vão exatamente de encontro à tese da ideologia do gênero – em uma análise muito rigorosa – ao dar à criança claramente a ideia de que os humanos nascem meninos ou meninas.
Então, somente para reafirmar, ideologia de gênero é a tese de que o sexo só se define mais tarde na vida das pessoas. Os bonequinhos e as bonequinhas, ao contrário, tem o sexo claramente definido.