sábado , 27 abril 2024
Goiás

Em vídeo, Thiago Peixoto anuncia aprovação da Universidade Federal de Catalão

O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) anunciou, nesta terça-feira (19/12), a aprovação da criação da Universidade Federal de Catalão (UFCat). Ele usou suas redes sociais para parabenizar a cidade e a região pela aprovação unânime pelo plenário da Câmara dos Deputados. “Esse é um dia histórico para Goiás e para Catalão!”, comemorou o parlamentar, que é representante e um dos grandes defensores da região Sudeste de Goiás no Congresso Nacional. Também foi aprovada a criação da Universidade Federal de Jataí.

“Eu tenho certeza que Catalão já viveu grandes conquistas ao longo da sua história, mas essa é uma conquista muito grande. No século XXI, na Era do Conhecimento, no mundo em que nós vivemos hoje, você ter uma universidade desse porte significa muito para a prosperidade e para o desenvolvimento. Parabéns, Catalão, por essa importante conquista!”, disse o parlamentar em vídeo.

Além disso, Thiago já vinha destacando que a transformação do câmpus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Catalão em uma universidade federal autônoma era uma grande demanda do município e de toda a região Sudeste há anos. Ele foi um dos grandes articuladores no Congresso para que a matéria chegasse a plenário. O parlamentar entende que a medida é importantíssima para os municípios da região e para todo o Estado. “Goiás passa a ter um grande potencial na formação de capital humano”, explicou.

O campus avançado da UFG está instalado desde 1983 em Catalão, que fica em uma das regiões mais prósperas do Estado, além de ser vizinha do Triângulo Mineiro. A unidade já contava com 12 cursos de graduação, muitos deles voltados para as características econômicas da região, como Engenharia de Minas e Engenharia Civil, além de oferta para outras áreas, como Psicologia e Enfermagem. São mais de 3,2 mil alunos e mais de 300 professores.