quinta-feira , 25 abril 2024
Notícias

Retrospectiva 2017: Vitti começa ano sem expectativa alguma e termina como grande revelação em Goiás

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), iniciou 2017 com jeito de herdeiro de um transatlântico desgovernado. Em fevereiro, assumiu o comando da Casa num momento de baixíssima credibilidade em função de uma rotina tremenda de denúncias cabeludas, especialmente na gestão de Helio Sousa, deslustrada pelos escândalos de servidores fantasmas e pala falta de quórum nas sessões.

Não havia expectativa alguma para Vitti, mas ele surpreendeu: em poucos meses no cargo de presidente, firmou-se com gestor ao cortar gastos desnecessários e empreender mudanças que mudaram a feição do Parlamento goiano. Jovem e empresário bem sucedido no ramo da mineração, ele imprimiu um estilo moderno de gestão e fechou o ano festejado tanto pela bancada da situação como da oposição.

Vitti não tem nada de bobo: aproveitou a interinidade como governador, em setembro, para demonstrar preparo e jogo cintura. A agenda positiva que cumpriu sugeriu o perfil de executivo antenado e moderno – de resto, pronto para voos maiores. A coroação do desempenho como gestor veio em novembro: pesquisa publicada pela Folha de S. Paulo destacou a Assembleia Legislativa goiana como a mais eficiente e de menor custo no ranking nacional dos legislativos estaduais.

O ano na Assembleia foi concluído por Vitti com a pauta esgotada e medidas que nenhum outro presidente teve coragem de tomar: a implantação do ponto biométrico e o corte dos salários dos deputados gazeteiros.

O resultado de tudo isso não poderia ser outro: Vitti tornou-se pule de dez e virou o ano consolidado como a maior revelação da política de Goiás. O governador Marconi Perillo não se cansa de elogiá-lo e a base aliada, após seguidos anos de jejum de vitórias em Goiânia, sonha em lançá-lo na sucessão do prefeito Iris Rezende. Em resumo: um fenômeno político raro, como há muito não se via no Estado.

Artigos relacionados

Notícias

Assassinato no interior de Goiás; Atleta é morto a tiros em Mambaí

Fato Um crime chocou a pacata cidade de Mambaí na noite da...

Notícias

Goiás violento: homem mata e carboniza corpo de desafeto após briga por causa de droga

Fato Um homem matou e carbonizou o corpo de um desafeto após...

Notícias

Homem morre após empilhadeira tombar sobre ele na Ceasa, em Goiânia

Fato Um homem, de 27 anos, morreu após uma empilhadeira tombar sobre...

Notícias

Observatório do CNJ e do CNMP vão acompanhar o caso Escobar. Família espera por prisão de Jorge Caiado

Fato • O assassinato de Fábio Escobar, ex-coordenador da campanha eleitoral de...