sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Coronel Edson endurece jogo com presos em Goiás: “A regra mudou”

Em sua primeira entrevista como diretor-geral de Administração Penitenciária em Goiás, o coronel Edson Costa Araújo afirmou ao Jornal Anhanguera (1ª edição), nesta sexta-feira, que tomou decisão de endurecer o jogo contra a parcela da população carcerária que lidera rebeliões no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia nos primeiros dias de 2018.

A medida medida é transferir presos de maior periculosidade para os cinco novos presídios que o governo do Estado inaugura até março deste ano. Dois deles, segundo o coronel, já estão em condições de uso: o de Anápolis e o de Formosa. Nas próximas semanas, serão concluídas as penitenciárias de Águas Lindas, Planaltina e Novo Gama. “Todo preso quer cumprir a pena perto da família e isso ajuda a ressocialização. Mas quem não quiser se enquadrar na lei vai ser tratado com total rigor”.

A transferência de detentos de uma carcerária para outra era feita, até esta semana, pelo poder Judiciário. A criação da diretoria – ocupada pelo coronel Edson – toma para o Executivo a autonomia para fazer os remanejamentos e isolar os bandidos arruaceiros (que Edson Araújo afirma corresponder a 10% de toda a população de presos).