quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Viu essa, Wilder? Maioria do País é contra ampliação do porte de armas, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta domingo mostra que a maioria da população brasileira (56%) é contrária à ampliação do porte de armas – algo que o senador Wilder Morais (PP) passou a defender com unhas e dentes para atrair holofotes e viabilizar sua reeleição.

O índice manteve-se estável em relação à última pesquisa, após apresentar queda nos últimos anos. Em 2013, 68% se diziam contrários à medida, percentual que recuou para 62% um ano depois e chegou a 55% no ano passado.

Entre os moradores das capitais está o maior percentual de apoio à proibição do porte de armas (62%) – índice que se repete nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

Entre homens e mulheres, elas são mais refratárias ao porte de armas (65%). Entre as diferentes regiões do País, o Norte tem o maior percentual de contrários à medida (59%). O Datafolha entrevistou 2.765 brasileiros em 192 municípios nos dias 29 e 30 de novembro passado, e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.