sexta-feira , 29 março 2024
Notícias

Vitti põe fim à gazeta e Assembleia inicia corte do ponto de faltosos 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB), tomou uma atitude de inédita na Casa ao adotar o ponto biométrico para o registro de presença dos deputados. Com isso, foi decretado o fim da gazeta remunerada, com o corte do ponto dos parlamentares faltosos.

As medidas de controle de presença dos deputados foram aprovadas no plenário durante o esforço concentrado do final do ano e entram em vigor 2018, com a volta dos trabalhos na Assembleia Legislativa.

Vitti afirma que relutou em tomar a decisão porque não foi eleito para ser “bedel de deputado”, mas ressalta que o corte do ponto, apesar de constrangedor, mostra-se necessário para garantir quórum e a tramitação dos projetos.

Presidente da Comissão de Constituição de Justiça e Redação, o   deputado Álvaro Guimarães (PR) respalda a mudança. “Sou a favor. Os deputados devem cumprir com suas obrigações e as principais delas são a presença no plenário e nas comissões”.

Líder da oposição, o deputado José Nelto (PMDB) afirmou que os gazeteiros são motivo de vergonha para Casa e manifestou apoio integral à adoção da biometria e do corte do ponto dos faltosos.

O deputado Santana Gomes (PSL) também manifestou apoio à decisão de Vitti: “Deputado tem, sim, que dar assistência às suas bases, mas tem também que votar as matérias. Não adianta falar na minha base que eu sou deputado se não estou na Assembleia para tratar dos projetos”.

Artigos relacionados

Notícias

Adolescente dá à luz em banheiro de Posto de Saúde em Goiânia

Fato Uma jovem de 16 anos entrou em trabalho de parto no...

Notícias

Revista Veja: Fábio Escobar enviou mensagem para Caiado suplicando para não morrer antes de ser executado

Na reportagem especial da revista Veja, desta sexta-feira (29), o jornalista Hugo...