Detran: prova de CNH teve 77% mais aprovação em 2017

O departamento de estatística do Detran-GO informa que, no ano passado, houve 77% mais aprovados no teste para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De 2017 a 2016, ocorreu um aumento de 8%, em Goiânia, e de 2%, em todo Estado.

Cerca de 67% dos candidatos homens inscritos para a prova prática de CNH conseguiram aprovação. Quanto às mulheres o índice foi de 44%. Na prova teórica, os índices são mais altos: 74% dos homens e 81% das mulheres são aprovados.

De acordo com o Detran-GO, o foco da autarquia é melhorar os índices de aprovação com qualidade na educação para formar bons condutores. Para isso tem colocado em prática a Resolução 168 do Denatran, que estabelece normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores, realização dos exames até a expedição de documentos de habilitação. E ainda estabelece 60% como o mínimo de aprovação dos candidatos.

A modernização dos serviços prestados pela autarquia visa atingir um número satisfatório de aprovados nas provas de legislação e prática. Essa aprovação é resultado de conquistas evolutivas pelas quais o Detran vem passando.

Em abril de 2017 os Centros de Formação de Condutores (CFCs) foram isentos de pagar Imposto sobre Propriedade de Veículos, de veículos destinados à aulas de direção. A lei integra um pacote de medidas que buscam a melhoria da formação do condutor. A concessão do benefício foi condicionada à melhoria da prestação do serviço à sociedade, especialmente, ao aumento progressivo do índice de aprovação nas provas de prática de direção.

Além disso, o Detran tem investido na qualificação e formação do condutor com ações como implantação de biometria em todo processo de habilitação, prova teórica informatizada, e padronização das pistas de prova prática para que todos os candidatos do estado tenha a melhor formação possível.