sexta-feira , 29 março 2024
Goiás

Resumo de janeiro: Daniel encolheu, Caiado avançou

O primeiro mês do ano, que já está nos estertores, viu o senador Ronaldo Caiado (DEM) avançar no terreno de oposição que antes era ocupado pelo deputado federal Daniel Vilela (MDB).

Ambos são pré-candidatos a governador e se estapeiam para decidir que será o nome que vai polarizar com José Eliton (PSDB) na eleição deste ano.

O resumo de janeiro é: Daniel encolheu, Caiado avançou. O emedebista, além de curtir um prolongado período de férias (inadequado para quem sonha ser governador), limitou suas ações a posts nas redes sociais e reuniõezinhas no interior com gente de pouca expressão.

A campanha de Daniel enfrentou desgastes também com a presença dele ao lado de Eliton no encontro de muladeiros em Iporá, aos sorrisos, no fim da semana passada. A primeira-dama de Goiânia, Dona Iris, afirmou que “o povo não aceita político que pisa em 2 canoas” e um assessor dela, Cloves Reges Maia, o chamou de “oposição faz-de-conta”.

Caiado, por sua vez, anunciou o apoio do deputado estadual Dr. Antônio (PR), ampliou negociação com partidos da base governista e está perto de conquistar o Podemos (ex-PTN). Além disso, intensificou contatos com políticos do Norte e Nordeste de Goiás, onde Marconi Perillo (PSDB) é muito forte.