quarta-feira , 4 novembro 2026
Nacional

Globonews: Temer vai criar ministério da Segurança Pública

Logo depois do feriado de carnaval, o presidente Michel Temer (MDB) vai anunciar a criação do ministério da Segurança Pública. A informação foi apurada por Delis Ortiz, da TV Globo, e divulgada por Gerson Camarotti, da Globonews. “É uma tentativa do presidente de deixar uma marcar dele numa área delicada, em que o governo federal é historicamente omisso”, diz Camarotti.

O debate sobre a participação da União no combate à violência é antigo, mas ganhou força com o motim no presídio de Aparecida de Goiânia, no primeiro dia de 2018. O governador Marconi Perillo (PSDB) disse que os Estados continuarão a enxugar gelo em matéria de segurança enquanto o Palácio do Planalto não assumir novas responsabilidades.

O novo ministério vai abrigar a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Penitenciário (Depen). Deve ser criado via Medida Provisória, para ter efeito imediato.

Artigos relacionados

Nacional

Após dois dias, Tarcísio reconhece vitória de Lula, defende Flávio Bolsonaro e critica processo eleitoral

Pronunciamento Nesta terça-feira (27/10), dois dias após a reeleição de Lula (PT),...

Nacional

Flávio Bolsonaro tem 46% contra 44% de Lula na primeira pesquisa Quaest do 2º turno

Primeiro levantamento O senador Flávio Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do...

Nacional

Morre Netinho, um dos grandes nomes do axé, aos 60 anos

Perda O cantor Netinho, referência do Axé, morreu nesta terça-feira (13), aos...

Nacional

Datafolha aponta Lula na frente em MG e PE; Flávio lidera no RJ e DF

Dois dias para as eleições Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (2), às...