quinta-feira , 28 março 2024
Goiás

Livro sobre história da Assembleia resume 4 anos de pesquisa, diz Joel Sant’Anna Braga

Lançado na última quinta-feira no salão nobre da Assembleia Legislativa, o livro “Poder Legislativo em Goiás: memórias e registros” resume 4 anos de pesquisas bibliográficas coordenadas pelo diretor administrativo da Casa, Joel Sant’Anna Braga Filho. A obra foi realizada em parceria com os professores da UFG Denise Paiva e Itami Campos, além e outros 8 pesquisadores da universidade.

Joel conta que resgatou todas as atas da história da Assembleia – desde a 1ª, de 1947, que deu posse ao governador Jerônimo Coimbra Bueno. O diretor escreveu o texto que está na orelha do livro e o presidente da Assembleia, José Vitti (PSDB), a contracapa.

“Ao longo de quatro anos de trabalho, a parceria com a UFG, que é a maior universidade de Goiás, em um projeto de pesquisa, nós conseguimos levantar todos os dados da memória legislativa, desde a primeira ata da instalação em Goiânia. O que nos dá, além da importância histórica, também as Leis que firmaram e modificaram o nosso Estado”, afirmou.

O diretor também disse que o projeto é uma semente que pode florescer em outros projetos. “A parceria com a UFG e a colheita dos dados nos informou de muitos fatos interessantes e importantes de nossa história que agora estarão disponíveis para a população”, enfatizou.

No livro, um capítulo inteiro é dedicado à trajetória das mulheres do Legislativo goiano, tratando desde a pioneira Berenice Artiaga, que dá nome à medalha que homenageia as mulheres destaques por ocasião do 8 de março. A história das mulheres no Legislativo também se tornou um documentário que foi exibido na solenidade. O filho de Berenice e ex-prefeito de Goiânia Índio Artiaga recebeu homenagem ao lado da família.

Como o lançamento da obra coincidiu com o Dia Internacional da Mulher, a Assembleia fez um convite especial às deputadas que já cumpriram mandato na Casa. Estiveram na solenidade Rose Cruvinel, Nelci Spadoni, Denise Carvalho, Dária Alves, Onaide Santillo, Adriete Elias, Vanda de Melo, Vanusa Valadares e Betinha Tejota.