sexta-feira , 29 março 2024
Goiás

Baldy visita famílias atingidas por temporais em Ceres e garante ajuda 

Os ministros das Cidades, Alexandre Baldy, e da Integração Nacional, Helder Barbalho, visitaram Ceres neste domingo para ver o estrago causado pelas fortes chuvas que caíram no município na última semana. A visita de técnicos e de autoridades do governo federal é o primeiro passo para que a prefeitura receba socorro financeiro da União.

Após o reconhecimento – publicado no Diário Oficial, o município deverá solicitar recursos para as ações emergenciais, como assistência às vítimas, reconstrução de áreas públicas danificadas e reestabelecimento de serviços essenciais. Este reconhecimento vigora por 180 dias e abre portas em ministérios e órgãos federais.

“O prefeito irá decretar calamidade para o governo federal aplicar recursos para reconstruir os estragos na cidade, como habitação, pontes e ruas. Atuamos para auxiliar da melhor forma”, afirmou o goiano Alexandre Baldy.

“É importante que haja decretação do estado de emergência o mais rápido possível. Após homologação federal, será possível ajudar o restabelecimento da cidade para garantir tranquilidade. Como, por exemplo, atendimento à população e limpeza das áreas atingidas. Também temos agenda de reconstrução dos locais danificados”, detalhou o ministro Helder Barbalho.

Segundo o prefeito de Ceres, Rafael Melo, duas pontes e barragens foram rompidas, além do desmoronamento de vias públicas e casas deterioradas. Também participou da visita o secretário substituto de Defesa Civil Nacional, Élcio Barbosa.