quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Postura da Acieg na eleição não é transparente, diz site GBrasil

Veja íntegra do texto publicado no site GBrasil (clique aqui para acessar)

Números de uma pesquisa atribuída ao Instituto Serpes, que teria sido contratada pela Acieg (Associação Comercial e Industrial de Goiás), movimentaram o noticiário político do estado neste feriado. O que alimentou a rede de boatos sobre a legitimidade da alardeada pesquisa foi o fato de o mesmo instituto ter registrado dias antes uma pesquisa junto à Justiça Eleitoral, sob encomenda da mesma Acieg.

Na quinta-feira, em nota oficial, a Acieg negou contratação da pesquisa, mas as dúvidas permaneceram no ar.

Entre boatos, fake news e desmentidos, o GBrasil foi averiguar os fatos. Veja o que há de verdade e mentira sobre o assunto.

1) Caiado disparou na liderança na disputa pelo governo – MENTIRA
Os números divulgados em redes sociais nos últimos dias, que colocam o pré-candidato Ronaldo Caiado bem à frente dos demais, são falsos. O Serpes não divulgou o resultado de nenhuma pesquisa.

2) Acieg diz que não contratou pesquisa – MENTIRA
A Acieg contratou, sim, pesquisa de intenção de votos para governador e senador junto ao Instituto Serpes, pelo valor de R$ 71.800,00, que deveria ter sido iniciada no dia 23 de março. A pesquisa chegou a ser registrada na Justiça Eleitoral, mas o registro foi posteriormente cancelado pelo instituto.

Antes de negar que tivesse contratado a pesquisa, representantes da Acieg disseram ao GBrasil que a pesquisa tinha sido adiada para depois do dia 7 de abril, data limite para que eventuais candidatos de desincompatibilizem de cargos públicos ou troquem de partido.

3) Números divulgados nas redes sociais são falsos – VERDADE
Embora tenha contratado pesquisa junto ao Serpes e depois anunciado o adiamento da mesma pesquisa, é verdade o desmentido da Acieg sobre os números que circularam no feriado. De fato, o Serpes não divulgou nenhuma pesquisa de intenção de votos para governador este ano.

Outra conclusão do caso é que a Acieg, ao contrário do que afirmou em nota oficial, não tem agido com transparência no tocante às pesquisas contratadas nessas eleições. É preciso dizer que ninguém é obrigado a divulgar pesquisa que contrata. Isso pode ser feito, por exemplo, apenas para controle interno do contratante. Mas na medida em que a pesquisa é registrada seus resultados precisam ser tornados públicos.

No final do ano passado, a Acieg já havia se envolvido em polêmica numa mal explicada divulgação de pesquisa registrada junto ao mesmo Serpes. Depois de anunciar que divulgaria os resultados, a divulgação foi adiada e posteriormente apenas parte dos resultados foram tornados públicos.

Agora, uma vez mais, faltou clareza e transparência na atitude da Associação, que autorizou o registro de uma pesquisa e depois pediu o cancelamento do mesmo registro, o que deu margem para especulação e para a enxurrada de fake news que circularam sobre o assunto.