quinta-feira , 18 abril 2024
Goiás

TBC transmite, ao vivo, coletiva na Secretaria da Saúde sobre H1N1

A nova TV Brasil Central (TBC) transmite ao vivo nesta terça-feira, às 16h30, entrevista coletiva da gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Magna Maria de Carvalho, sobre a epidemia de H1N1 em Goiás e as medidas que estão sendo tomadas para controlar a doença.

No último dia 28, o governo criou o Comitê de Enfrentamento à Influenza 2018. Os membros e atribuições do referido Comitê estão descritos em portaria da Secretaria de Saúde a ser publicada essa semana e referem-se à articulação necessária para o enfrentamento desse agravo de saúde. Este assunto será discutido na coletiva.

De acordo com a secretaria, até o momento são 35 casos de Influenza A, sendo 32 causados pelo vírus H1N1, 2 pelo H3N2 e 1 caso pelo Influenza B e, desses, 02 óbitos foram confirmados pelo vírus H1N1 e 01 por H3N2, totalizando 3 óbitos por Influenza A. Outros 77 casos estão em investigação, para definir o agente causador.

A principal medida de prevenção é a vacina a ser disponibilizada pelo Ministério da Saúde, segundo informe do dia 28 de março de 2018, aos grupos prioritários a partir do dia 23 de abril. De acordo com o ministério, haverá atraso na chegada da vacina ao país e portanto, haverá  alteração no calendário inicialmente previsto.