quarta-feira , 24 abril 2024
Goiás

Bom articulador, Baldy restaura democracia no PP

O clima no PP – que estava pesado na época em que o diretório de Goiás era comandado pelo senador Wilder Morais – ficou mais ameno com a chegada do ministro Alexandre Baldy. Apesar de ser uma das figuras mais importantes da República, Baldy não ingressou no PP dando cotoveladas, como o seu antecessor. Restaurou a democracia e comprovou que é um articulador habilidoso.

Sob a presidência de Baldy desde que Wilder migrou para o DEM, o PP hoje é conduzido a várias mãos. Roberto Balestra, deputado mais longevo do Estado, voltou a ser consultado antes que qualquer decisão seja tomada. Assim como Sandes Júnior, que apesar de suplente também é valorizado como os outros. E estes três deputados, por sua vez, amplificam o debate com os prefeitos e vereadores de suas bases. O diálogo voltou a ser a viga mestra do partido.

A prova de que o tempo das decisões açodadas ficou para trás está no fato de que o PP até hoje não fechou questão a respeito da eleição para governador. Discute-se a possibilidade de aliança com Daniel Vilela (MDB) e com José Eliton (PSDB). No passado recente, Wilder não promovia debates horizontais como o que acontece agora. Ele, aliás, tentou impor enquadrar o partido na moldura dos seus projetos pessoais até o último dia no PP. Saiu quando percebeu que, desta vez, não seria fácil.