Agora é oficial: José Eliton de Figueiredo Júnior é governador de Goiás. Ele foi empossado às 10h37 deste sábado, 7 de abril, em cerimônia conduzida na Assembleia Legislativa pelo presidente da Casa, José Vitti (PSDB), após prestar juramento.
TRAJETÓRIA:
Em 2010, foi eleito vice-governador do Estado de Goiás na chapa majoritária com Marconi Perillo e reeleito em 2014. No ano seguinte, assumiu a presidência da Companhia Energética de Goiás (Celg-Par). José Eliton assumiu, em janeiro de 2015, o segundo mandato como vice-governador de Goiás. Ainda naquele ano foi secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED).
Assumiu o Governo do Estado em 20 oportunidades. Chefiou missões internacionais do Governo de Goiás e comanda negociações que resultam em importantes investimentos que fortalecem a economia do Estado. José Eliton foi secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) e presidiu o Pacto Interestadual de Segurança Integrada que engloba 15 unidades da federação.
Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE) que tem a função, entre outras, de analisar e aprovar cartas-consultas de solicitação de financiamentos dos empresários goianos junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Integrou o Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
Também foi Conselheiro titular no Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae GO). Presidiu o Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Goiás (Femep-GO) e foi Presidente do Conselho de Administração da GoiásFomento.