quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

Serpes indica que Caiado lidera, mas bateu no teto, diz site GBrasil

Texto publicado no site GBrasil (clique aqui para acessar)

Apesar de aparecer como líder isolado na disputa pelo governo do Estado, o senador Ronaldo Caiado (DEM) tem razões para se preocupar com os dados da pesquisa Serpes/O Popular divulgados nesta segunda-feira.

O levantamento indica que Caiado pode ter batido no teto, já que em nenhum momento desta pré-campanha conseguiu passar da faixa que vai dos 40 aos 44%. Na pesquisa de hoje, o senador aparece com 39,7% – ainda muito à frente do segundo colocado, José Eliton (PSDB), com 6,7%, e do terceiro, Daniel Vilela (MDB), que tem 6,2%.

Na comparação com a última pesquisa divulgada pelo Serpes, em dezembro de 2017, Caiado perdeu quase cinco pontos percentuais. Sinal de que um franco processo de desidratação da sua candidatura pode estar em curso.

Processo semelhante aconteceu com este mesmo personagem na eleição para governador em 1994. Caiado liderava a disputa quando a campanha começou, mas sequer chegou ao segundo turno, que foi disputado entre Maguito Vilela (MDB) e Lúcia Vânia (PSB).

O estudo foi encomendado pelo Grupo Jaime Câmara e ouviu 801 eleitores entre os dias 30 de março e 5 de abril. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Foi registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo GO-05562/2018.