A jornalista Fabiana Pulcineli, do jornal O Popular, fez palestra aos estudantes universitários que participam do projeto Politizar e elogiou a Assembleia Legislativa pela iniciativa, que ela classificou de “super positiva”. Depois, pelas redes sociais, a jornalista parabenizou o presidente do Legislativo, José Vitti (PSDB), pelo evento.
Vitti agradeceu a participação da jornalista. “Agradeço a Fabiana pela colaboração com o projeto e acompanhamento da nossa atuação pela TV Assembleia diariamente. Costumo dizer que ela é uma das nossas maiores audiências e isso reforça a importância da imprensa para o nosso trabalho na Casa”, disse.
O Politizar é um projeto de extensão da UFG em parceria com a Assembleia Legislativa, que ganhou prioridade na gestão do presidente José Vitti. O projeto permite que estudantes atuem como deputados estaduais, de maneira simulada, durante uma semana. Com o experiência, eles aprofundam os informações sobre o funcionamento do Parlamento e passam a conhecer mais sobre o processo político
Dos 87 universitários que participam das atividades, 41 atuarão como parlamentares, 41 como assessores, e 5 como jornalistas, fazendo a cobertura das reuniões, comissões e das sessões plenárias.
Na palestra que fez aos estudantes, Fabiana Pulcineli falou sobre o jornalismo político e detalhou o trabalho que desenvolve na redação de O Popular. Ela comentou o evento promovido Assembleia Legislativa em parceria com UFG para implementar o projeto Politizar. “Achei incrível. Vi nas redes sociais os estudantes se manifestando sobre a seleção. Eu não sabia que a procura era tão grande assim.”
Para Fabiana, é muito ruim somente demonizar a política, demonizar o Legislativo, que é alvo de questionamentos. Ela disse que é necessário fazer com que pessoas compreendam a política de outra forma, até mesmo para estimular a participação, o controle social e a fiscalização. “Toda a iniciativa para aproximar o cidadão, a população, é super positiva.”
Ela concluiu afirmando que essa proximidade promovida pela Assembleia é muito salutar. “As pessoas estão cada vez mais atentas ao funcionamento da política e projetos como este incentivam isso.”