terça-feira , 23 abril 2024
Goiás

TBC e RBC recebem intelectuais e discutem valorização da cultura goiana

Intelectuais goianos visitaram nesta terça-feira (22/5) a nova Agência Brasil Central (ABC). O grupo foi recebido pelo presidente da ABC, o jornalista João Bosco Bittencourt, e discutiu a possibilidade de se criar de novos programas e prêmios que valorizem a cultura regional.

Entre os intelectuais presentes no encontro estavam o presidente do Instituto Histórico Geográfico do Estado de Goiás, Geraldo Coelho Vaz, a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Goiânia, Elizabeth Caldeira Brito e os escritores Bariani Ortêncio, Brasigóis Felício e Edival Lourenço.

Uma das propostas é a de abrir espaço para escritores, cantores, escultores, pintores e dançarinos nas emissoras estatais. “Esse projeto é de extrema importância para novos escritores e para aqueles que já estão nesse árduo trabalho da literatura”, disse o presidente do Instituto Histórico Geográfico, Geraldo Coelho Vaz.

Geraldo Coelho Vaz também reconheceu o trabalho encabeçado pelo jornalista João Bosco Bittencourt na gestão da ABC. “Pela primeira vez a gente percebe que a cultura também tem sua vez. Estou muito emocionado em saber que o pequeno Cerne se transformou em uma instituição muito grande. O Estado de Goiás ganha muito com essas instalações e com o formato da nova TBC”, declarou.

O escritor Bariani Ortêncio relembrou os tempos em que contribuiu com os programas da emissora e parabenizou as mudanças feitas recentemente. “Já gravei vários programas aqui e hoje estou matando a saudade de casa. Estamos com um presidente moderno que trouxe evolução para a TBC”, afirmou. “A Televisão Brasil Central (TBC) tem uma tradição de apoiar e estimular a cultura. Isso é uma conquista grandiosa para todos os goianos, Goiás é um Estado que investe na cultura”, acrescentou o escritor Brasigóis Felício.

Segundo a comitiva, as novas TBC e RBC são a esperança de que a cultura continue sendo valorizada em Goiás. “Vejo com muita alegria, otimismo e esperança que essa tecnologia possa continuar levando aos lares um trabalho de qualidade. É com muita alegria que a gente conhece os avanços e o complexo tecnológico da TBC”, disse a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Goiânia, Elizabeth Caldeira Brito.

“É necessário uma força grande para projetar a cultura no nosso meio. E eu fico muito otimista quando vejo uma televisão estatal com tecnologia de ponta propondo defender a cultura local”, afirmou o escritor Edival Lourenço.