quinta-feira , 25 abril 2024
Goiás

José Nelto perde bases do MDB e deve desistir de candidatura

O deputado estadual José Nelto (Podemos) desistiu de concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada depois de ser abandonado por suas bases depois de trocar o MDB pelo Podemos e aderir ao projeto do senador Ronaldo Caiado. Sem as bases do seu antigo partido, Nelto não teria os votos necessários para garantir sua eleição.

Nelto já teria informado a decisão aos seus principais apoiadores, inclusive a Caiado que, com isso, sofre mais uma baixa em sua chapa proporcional. A decisão deve ser anunciada publicamente nos próximos dias, assim que Nelto articular o que seus aliados chamam de “saída honrosa”.

O deputado tenta articular com Caiado uma vaga para disputar, pró-forma, um mandato de senador, o que lhe daria uma justificativa para não sair desmoralizado. O problema é que Caiado resiste, pois o perfil de José Nelto não agrega valor a sua candidatura.

Outro entrave ao projeto de Nelto é que o Podemos, presidido por Sandro Resende, já se acertou com Caiado sem a necessidade da vaga de senador. Caiado guarda este posto para algum apoio relevante à sua pré-candidatura. A outra vaga foi prometida ao senador Wilder Morais, que se filiou ao DEM e, por isso, também não traz vantagem em termos de alianças.

Com pré-candidatura anunciada desde 2014, quando se elegeu para a Assembleia dizendo que não concorreria à reeleição, José Nelto passou os últimos anos cultivando suas bases e fazendo acertos para herdar colégios eleitorais ligados ao MDB, partido ao qual era filiado até dois meses atrás.

A decisão de deixar o MDB levou vários prefeitos do partido a retirarem apoio a Nelto. Nelto também pensou em voltar atrás e disputar de novo um mandato de deputado estadual, mas suas bases já foram ocupadas por outros nomes.