sábado , 17 maio 2025
Goiânia

Professores protestam contra Iris na Câmara. Categoria quer piso salarial

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintego) e outras entidades que representam os servidores públicos municipais de Goiânia realizaram nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores de Goiânia, protesto para cobrar o atendimento a pauta da Educação.

Os trabalhadores cobram o pagamento do reajuste do Piso de 2018 para os professores, a data-base dos administrativos (atrasada desde 2017) e o pagamento do adicional de 30% para os auxiliares de atividades educativas, que estão há mais de um ano sem o pagamento da gratificação (prevista por lei).

Esta é a quinta mobilização realizada pelo Sintego este ano. No dia 6 de abril, o sindicato esteve em audiência com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), que pediu prazo de 60 dias para apresentar uma proposta a pauta dos trabalhadores em Educação.

Findado o prazo, em nova reunião realizada no Paço Municipal no dia 21 de maio, não foi apresentada nenhuma proposta de reajuste a categoria. Participaram secretários de Educação e Cultura, Marcelo Costa; Administração Jairo da Cunha; Finanças, Alessandro Melo e de Governo, Paulo Ortegal.

A equipe de Iris condicionou o provável pagamento da data-base aos servidores administrativos e o Piso para os professores a aprovação do Projeto de Lei da Reforma da Previdência municipal, o que acabou sendo rejeitado pelos sindicatos e arquivado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal no dia 23 de maio.

Artigos relacionados

Goiânia

Jovem assassinada em distribuidora de bebidas em Goiânia deixou filha de 4 anos

Tristeza A jovem Ellen Cristina Caetano, de 19 anos, que foi assassinada...

Goiânia

Motorista bêbado atropela e mata idosa que varria calçada em Goiânia

Irresponsabilidade Um motorista bêbado atropelou e matou uma idosa de 73 anos,...

Goiânia

Goiás violento: idoso mata ex-esposa dentro de atacadista em Goiânia

Feminicídio Um idoso de 62 anos matou a ex-esposa dentro de um...