sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Ministério da Fazenda aprova ajuste e diz que Marconi cumpriu metas fiscais

As medidas de controle fiscal adotadas pelo ex-governador Marconi Perillo para conter os efeitos da crise econômica nacional e manter o equilíbrio econômico-financeiro do Estado foram bem sucedidas, e o Ministério da Fazenda aprovou a politica de ajuste da administração estadual em 2017, informou neste final de semana a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que afere o cumprimento das metas.

A avaliação de metas do Programa de Ajuste Fiscal (PAF) pela STN é feita todos os anos no final do primeiro semestre, e analisa a execução de medidas que permitem o equilíbrio orçamentário de modo sustentável.

Entre as medidas principais adotadas por Marconi para o exercício de 2017 atestadas estão o resultado primário e o nível de endividamento, ou seja, Goiás está apto a cumprir o pagamento de sua dívida junto à União. O resultado foi enviado por meio de ofício da STN para o governador José Eliton, que sucedeu Marconi.

No final de 2014, se atencipando aos efeitos da crise, o então governador Marconi Perillo adotou uma série de medidas para adequar as despesas às receitas em queda. Com o ajuste, Goiás se tornou o Estado com a estrutura mais enxuta do Brasil e, graças às providências, a folha do funcionalismo e os serviços públicos permaneceram rigorosamente em dia, ao contrário do que ocorreu em outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.