quinta-feira , 28 março 2024
Goiás

GBrasil: semana que entra será decisiva para candidatura de Eliton

Texto publicado no site GBrasil (clique aqui para acessar)

Com o fim do prazo para inauguração de obras antes da eleição, o governador José Eliton (PSDB) pretende dedicar mais tempo às articulações com partidos da base aliada. A semana que entra será a mais importante do calendário pré-eleitoral. O governador tem muito a conversar com PP, PTB e PSD. 

Nas primeiras horas de segunda-feira, o governador se reune com o primeiro escalão para tratar de pautas administrativas pendentes. A ideia é antecipar ações e deixar encaminhadas medidas que terão de ser tomadas nos próximos dias. Vencida esta etapa, Eliton deve mergulhar nos bastidores da política eleitoral para garantir o apoio de partidos que ainda não fecharam apoio à sua reeleição.

Com a segunda vaga de candidato ao Senado assegurada para Lúcia Vânia (PSB), o PTB do procurador Demóstenes Torres precisa ser afagado e contemplado. Especula-se que esteja em negociação a cessão de bases do deputado federal Thiago Peixoto (PSD) para Demóstenes conquistar um assento na Câmara. Thiago seria ungido vice de Eliton, o que atenderia o PSD.

O governador também tem acertos a fazer com o PP, presidido em Goiás pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Há indicativos de que o partido pode indicar a empresária Luana Baldy para suplência do senatoriável Marconi Perillo (PSDB). Conta a favor de Eliton o fato de o três deputados federais do PP goiano (Heuler Cruvinel, Sandes Júnior e Roberto Balestra) e todos os 16 prefeitos quererem continuar na base aliada.