terça-feira , 14 janeiro 2025
Goiás

“Caiado não é referência em equilíbrio”, diz coordenador da campanha de Eliton

O presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop) e coordenador da campanha do governador José Eliton (PSDB) em Goiânia, Jayme Rincon, disse nesta quarta-feira à rádio Sagres 730 que um eventual governo do senador Ronaldo Caiado (DEM) “representa risco muito grande de retrocesso” para o Estado “porque ele não é uma referência muito boa em equilíbrio, capacidade de agregar”. Jayme diz que Caiado pode por a perder conquistas alcançadas em anos recentes.

Em outro momento da entrevista, o presidente da Agetop minimizou o risco de o vereador Jorge Kajuru (PRP) ameaçar a eleição dos dois candidatos ao Senado da base aliada – Lúcia Vânia (PSB) e Marconi Perillo (PSDB). Jayme afirma que a força de Kajuru se restringe a Goiânia, porque no interior não haverá uma estrutura de campanha trabalhando a seu favor. “E convenhamos: o Senado não merece um parlamentar do porte de Jorge Kajuru. Goiás com certeza não estaria bem representado”, diz.

Jayme também relativiza o peso que o prefeito Iris Rezende (MDB) terá nesta eleição. Na sua opinião, os erros cometidos por sua atual administração o tornam um cabo eleitoral sem a importância que teve em disputas passadas. “E com Iris fora do processo, temos chances reais de vencer em Goiânia. A rejeição do Caiado na Capital é muito grande”, completa Jayme.

Veja os melhores momentos da entrevista:

GOIÂNIA
Mostrar o que o Tempo novo fez pelo Estado e principalmente por Goiânia. Nenhum governo fez pela Capital o que fizemos no Tempo Novo. Na última eleição reduzimos muito a diferença em favor do candidato da oposição. Vamos comunicar o que foi feito e principalmente dizer o que podemos fazer. Goiânia vive um dos piores momentos da sua história e precisa de um governador comprometido com a cidade. O trabalho de Marconi e de José Eliton nos avaliza a dizer cumpriremos um papel relevante com a Capital. O nosso plano de governo mostrará de forma clara como pretendemos fazer isso.

IRIS REZENDE
O prefeito já foi um fortíssimo cabo eleitoral em Goiânia. Essa situação não existe mais em função da administração que está fazendo e dos equívocos que tem cometido ao longo do tempo. Com toda sinceridade, também não vejo empolgação do prefeito com Daniel Vilela. Todo mundo sabe que o candidato dele era Ronaldo Caiado. Acho que será um apoio pro-forma, apenas. E com Iris fora do processo, temos chances reais de vencer em Goiânia. A rejeição do Caiado na Capital é muito grande.

POLARIZAÇÃO
A eleição já está mais ou menos polarizada entre Caiado e José Eliton. Dificilmente Daniel Vilela terá espaço para crescer. A diferença entre Caiado e Eliton tende a diminuir na medida em que a campanha avançar daí teremos um cenário de polarização, com pouco espaço para Daniel crescer.

GOVERNO EM GOIÂNIA
Se não houver uma ação efetiva do governo, continuaremos a ter ruas esburacadas, uma saúde de péssima qualidade, iluminação defeituosa…isso é obrigação do Estado? Não, não é, mas o Estado tem que fazer alguma coisa. As maiores obras em Goiânia foi o governo que fez, como o Hugol. o Centro de Excelência, o Estádio Olímpico, os viadutos. Não existe nenhuma grande obra em Goiânia que tenha sido realizada pela prefeitura nos últimos anos. Isso é o que nós temos que mostrar para população.

CAIADO
Temos credibilidade para fazer promessas futuras porque tudo que foi prometido foi cumprido. Diferente do Caiado, que não tem experiência e nenhum serviço prestado a Goiás. É só discurso de ódio, de bravatas. Ele só diz que está tudo errado e que ele é o certo. Aí fica muito fácil você fazer campanha. É impressionante, ele não consegue apontar um item do governo que esteja errado e sugerir uma solução em seguida. Ele só xinga as pessoas. Nós estamos cansados disso. Precisamos discutir o Estado com propostas concretas.

DISCURSO DE ÓDIO
Caiado tem que deixar de lado essa postura de xingamento e agressão. Ele tem que discutir propostas. E o que estiver errado, que ele aponte. Ele diz que tem corrupção, mas não diz onde. Se ele sabe, mostre onde é que vamos combater. Falar por falar é uma irresponsabilidade muito grande. Eu defendo uma campanha de alto nível porque xingamento e discurso de ódio só afastam o eleitor.

CAIADO x ELITON
Essas negociações para escolha do vice estão se afunilando. O vice é definido nos últimos momentos. Vocês se lembram que a escolha de José Eliton para vice de Marconi em 2010 aconteceu no fim do prazo para convenções. Foi indicado inclusive pelo senador Ronaldo Caiado, que a vida inteira caminhou com o grupo da base aliada.

RECEIO
Eu tenho muito receio de um eventual governo de Ronaldo Caiado, como goiano e como goianiense. Tenho uma preocupação grande. Não podemos correr o risco de retrocesso. Mesmo com as dificuldades que o Brasil vive, o Estado bateu recordes em todas as áreas, como geração de emprego, balança comercial, crescimento do PIB. Investimento pesado em infraestrutura, saúde…não podemos entregar o estado para quem não tem experiência administrativa e passou anos tentando criar confusão em Goiás. Se amanhã o senador Caiado virasse governador, ele teria dificuldade muito grande para lidar com os outros poderes, como Tribunal de Justiça, porque ele não é uma referência muito boa em equilíbrio, capacidade de agregar.

KAJURU
Até pela votação que teve para vereador, é um candidato forte em Goiânia. Mas não o vejo como candidato forte em Goiás. E para se eleger senador ele precisa de uma votação expressiva em todo o Estado. Não vejo esse risco de Kajuru se tornar um candidato competitivo. Os candidatos menos conhecidos dependem muito da atuação dos prefeitos e lideranças locais. E aí Kajuru terá dificuldade grande porque não tem estrutura no interior. E convenhamos: o Senado não merece um parlamentar do porte de Jorge Kajuru. Goiás com certeza não estaria bem representado.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...