sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

Thiago Peixoto conhece projeto goiano que venceu concurso do Facebook

 

 

O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO), presidente da Frente Parlamentar de Economia Digital e Colaborativa da Câmara dos Deputados, conheceu, nesta sexta-feira (10/8), o projeto goiano que foi o vencedor nacional do concurso Cineastas 360, projeto realizado em parceria pelo Facebook e a Organização Não-Governamental (ONG) Recode. Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Carlos Alberto de Deus (CECAD), em Goiânia, superaram estudantes de outras quatro regiões com um documentário de cinco minutos, gravado em tecnologia 360º, intitulado Francisca, que fala sobre uma líder comunitária de Aparecida de Goiânia.
“Trata-se de um curta muito bem feito. Para mim chamou muito a atenção o tema escolhido pelos alunos e o forte apelo social. Ficou um trabalho de primeira! É preciso destacar também a questão técnica e de toda a magia em torno dessa tecnologia 360º, que nos permite observar a cena ao redor. Definitivamente a gente mergulha no cenário e na história”, disse o parlamentar sobre o trabalho vencedor.
Sob a tutela da professora Layla Rocha, os alunos Yan Borges, Sabina Vieira e Beatriz Silva, todos de 17 anos e no 3º ano, e Gabriela Aguiar, de 15 e do 1º ano, decidiram-se pela temática social ao ouvir a história, em uma igreja que duas delas frequentam, de Francisca Barbosa da Silva. Ela é a principal liderança da localidade conhecida como Terra do Sol, em Aparecida de Goiânia, marcada por sérios problemas sociais. Segundo os estudantes, a história de vida e dedicação de Francisca os motivou e emocionou. “A turma se dedicou muito e o resultado foi excelente”, disse a professora Layla.
O diretor da unidade, Francisco Ricardo, e o coordenador regional metropolitano da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Azésio Barreto, que foi ao CECAD representando a Seduce, destacaram a qualidade do trabalho premiado. “É uma história emocionante que faz a gente mergulhar de cabeça. Esse resultado apresentado aqui nos orgulha muito e tem que ser levado adiante”, destacou Azésio.
O deputado Thiago Peixoto contou aos alunos que, por conta das atividades da Frente Parlamentar de Economia Digital e por ter o mandato muito relacionado a temas como inovação e tecnologia, participou do processo de escolha da unidade escolar para participar do concurso Cineastas 360. “Tenho uma excelente relação com o Facebook. Assim, quando me procuraram para saber sobre escolas com potencial para participação no concurso, não tive dúvidas de que Goiás seria muito bem representado”, explicou. O documentário Francisca venceu a etapa regional, em Goiânia, no início de julho, e a nacional, no fim do mês passado, em São Paulo, na sede da Estação Hack do Facebook.

FERRAMENTAS
O deputado federal ressaltou a importância do uso da tecnologia no mundo atual e, em especial, na educação. “O mundo está mudando de forma muito rápida. E temos que incorporar as boas ferramentas como aliadas no processo educacional. Usadas de forma inteligente, elas podem ajudar muito. Essa experiência do projeto Cineastas 360, por exemplo, pode servir para despertar nestes jovens alunos o interesse por uma área para a qual eles, talvez, ainda não tivessem se interessado. A tecnologia serve para abrir portas”, destacou. Segundo representantes do Facebook, entre todas as regiões onde o projeto foi realizado, Goiás, que teve como representante o CECAD, foi o estado que mostrou maior envolvimento.