domingo , 28 abril 2024
Goiás

Análise do Afonso (2): não é raro radicais como Caiado caírem no 1º turno

Em análise publicada no seu blog, o jornalista Afonso Lopes afirma que o senador Ronaldo Caiado (DEM) corre risco de cair já no 1º turno por causa do seu discurso raivoso. O cálculo é feito a partir de exemplos como o de Leonel Brizola, que nunca chegou perto de ganhar a Presidência da República. 

Este blog também lembra ao leitor do caso de Delegado Waldir (PSL), que largou com ampla margem na disputa pela prefeitura de Goiânia em 2016 e terminou com 10% dos votos. 

Voltando a Afonso: ele argumenta que o discurso radical dificilmente conquistará parcela majoritária do eleitorado. Por isso ele só caiu desde que a primeira pesquisa foi feita e ele tinha preferência de 50% da população. Para manter a viabilidade de sua candidatura, Caiado precisa migrar para uma plataforma mais moderada, correndo o risco de perder a parcela que ele já conquistou. 

“Candidatos que largam na dianteira – muitas vezes com uma enorme vantagem – acabam desidratando durante a campanha e, não raro, nem ao menos conseguem se classificar para o 2º turno. O risco que Caiado corre hoje é justamente esse, de não conseguir mais tarde tematizar mais amplamente o seu discurso”, analisa o jornalista.

“De uma maneira geral, o discurso radicalizado alicerça de tal forma o impulsionamento da candidatura a determinado patamar e se torna um beco de onde não se encontra a saída”, completa. 

Clique aqui para ler a análise na íntegra.