sexta-feira , 19 abril 2024
Goiás

Afonso analisa Serpes (3): deve-se esperar ainda muito barulho nessa eleição

Em análise publicada neste domingo, o jornalista Afonso Lopes diz que é errado esperar uma eleição fria para governador – o que significaria vitória tranquila para Ronaldo Caiado (DEM) – com base apenas na pesquisa Serpes/O Popular divulgada hoje, que mostrou oscilação mínima nos percentuais dos candidatos. Afonso afirma que “deve-se esperar ainda muito barulho nas campanhas deste ano”.

A avaliação do jornalista é a de que a disputa só esquenta mesmo com o início dos programas no rádio e na televisão, marcado para próxima sexta-feira. O máximo que a pesquisa mostrou, diz Afonso, é que a internet ainda tem peso pequeno no processo eleitoral.

Uma das explicações para importância relativa das redes sociais é o fato de que 47% da população goiana não tem acesso a elas, na opinião do jornalista. “Todo mundo tem acesso a um aparelho de rádio e a um televisor. O rádio tem uma audiência (somada) incrivelmente alta durante o dia, e a televisão é a rainha da noite. Já o acesso à internet é muito menor”, explica. 

A pesquisa mostra que o senador Ronaldo Caiado (DEM) lidera a disputa com 39,7% das intenções de voto, seis décimos a menos do que tinha em abril. No mesmo período, o governador José Eliton (PSDB) passou de 6,7% para 10,1% e o deputado federal Daniel Vilela (MDB) foi de 6,2% para 9,2%.