terça-feira , 26 novembro 2024
Goiás

Caiado está equivocado: regionalizar saúde não é proposta. É, no máximo, uma diretriz (que já está sendo adotada)

Na falta do que dizer quando o assunto é saúde pública, o senador Ronaldo Caiado (DEM) afirma que a sua proposta, caso seja eleito governador, é “regionalizar o atendimento”. Está equivocado: regionalização não é proposta. É, no máximo, uma diretriz (e que já está sendo adotada).

Proposta é o que o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) fez em 2014, ao apresentar o projeto de criação dos Centros de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeqs), ou de construção do hospital da região Norte, já inaugurado. Mais do que isso: Marconi prometeu um novo Hospital de Urgências para Goiânia e entregou (o Hugol).

Dizer que o atendimento de média e alta complexidade tem de ser regionalizado é tão banal quanto afirmar que o efetivo da polícia precisa aumentar. Não há quem discorde, mas falta quem execute.

Talvez por desinformação, Caiado suprime da sua narrativa o fato de que o governo de Goiás já toca o processo de regionalização da Saúde pública há décadas. Não só com os Credeqs e o hospital do Norte, mas com a estadualização de hospitais municipais, como o de Padre Bernardo, e principalmente com a rede de Unidades de Saúde Especializada (USE), em moldes muito parecidos com os AMEs de Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....