sexta-feira , 29 março 2024
Goiás

Perguntas e respostas sobre o documento de veículo eletrônico, lançado por Baldy

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, lançou nesta semana o documento eletrônico para veículos – CRLV Digital, que vai facilitar a vida dos brasileiros. O Goiás 24 Horas preparou uma seção de perguntas e respostas para quem não conhece a novidade.

Confira.

O que é o CRLV Digital?
É o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico que, junto com a CNH Digital, vai compor o novo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O CRLV é o documento de porte obrigatório que comprova a posse do veículo.

O que é a Carteira Digital de Trânsito (CDT)?
É uma evolução do APP CNH Digital, que agora passa a trazer também o CRLV eletrônico em um mesmo aplicativo. A Carteira Digital de Trânsito proporciona maior praticidade e segurança ao motorista, reunindo todos os documentos de porte obrigatório no trânsito.

O aplicativo CNH Digital continuará existindo?
Não. A partir do lançamento do CRLV Digital, somente o aplicativo Carteira Digital de Trânsito estará disponível nas lojas App Store e Google Play. Quem já possui instalado o aplicativo CNH Digital não precisa se preocupar. A atualização ocorrerá de forma automática para a CDT, desde que a opção de atualização automática para APPs esteja acionada no dispositivo móvel.

Para ter a CDT é preciso ter a CNH Digital?
Não. Você pode ter a CDT apenas com o CRLV Digital, desde que já tenha pago o licenciamento do veículo e o Detran do seu estado já tenha aderido à tecnologia. Da mesma forma, é possível ter a CDT somente com a CNH Digital, desde que possua a carteira de motorista em papel com o QR Code.

Para ter o CRLV Digital é preciso ter a CDT?
Sim. Não existe CRLV Digital fora do ambiente da CDT.

A exemplo da CNH, existe alguma restrição para obter o CRLV Digital?
Diferentemente da CNH Digital, a versão física do CRLV não possui QR Code, ou seja, não há esse tipo de restrição para a emissão do documento do veículo digital. Entretanto, a disponibilização do CRLV Digital está condicionada aos proprietários dos veículos licenciados a partir de 2018 nos estados em que o Detran já tenha aderido à tecnologia.

Qual o passo a passo para ter o CRLV Digital?
Para o usuário que já possui a CNH Digital:
– Deverá atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo.
– Em seguida, adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).
Para o usuário que não possui a CNH Digital:
– Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na App Store ou Google Play.
– Efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.
– Adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Quem tem vários veículos vai ter mais de um CRLV Digital?
Sim. O aplicativo Carteira Digital de Trânsito permite adicionar mais de um CRLV Digital. Para tanto, é preciso informar, de cada veículo, o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

É necessária solicitação presencial ou certificado digital para ter o CRLV Digital?
Não. Diferente da CNH Digital, não será necessário comparecer ao Detran ou possuir certificado digital para emitir o CRLV Digital. Basta acessar a Carteira Digital de Trânsito e efetuar o passo a passo para adicionar o documento do veículo.

Quando o CRLV Digital começa a ser disponibilizado para a população?
O Detran do Distrito Federal já disponibiliza o CRLV aos motoristas da capital federal. Os demais Detrans têm até o dia 31/12/18 para aderir à tecnologia e oferecer a comodidade aos cidadãos, conforme determinação da Resolução nº 720/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A emissão do CRLV Digital terá algum custo adicional?
Cada Detran é encarregado de determinar a cobrança ou não de taxa adicional. No entanto, eventual taxa de emissão do documento digital não deve ser confundida com a taxa de licenciamento, que já existe.

Será possível exportar o CRLV Digital?
Assim como a CNH Digital, existe a funcionalidade de exportação do CRLV Digital em formato pdf, com assinatura digital. Esse documento em pdf possui todos os requisitos de segurança de validade da original, servindo como uma cópia autenticada em cartório.

Apenas o proprietário do veículo poderá solicitar o CRLV Digital?
Sim. O CRLV Digital estará vinculado ao celular informado no cadastro de usuário e, para ser adicionado, exige a confirmação de dados que só o proprietário do veículo possui, sendo possível a exportação do documento em arquivo pdf com QR Code.

Como é verificada a autenticidade do CRLV Digital?
Da mesma forma que a CNH, a autenticidade do CRLV pode ser verificada por meio da leitura do QR Code que consta no documento digital. Após adicionar o CRLV na Carteira Digital de Trânsito, o QR Code criptografado é gerado automaticamente e pode ser validado por meio do aplicativo Lince, desenvolvido também pelo Serpro e disponibilizado para download na App Store e Google Play.

É necessário acesso à internet para abrir o CRLV Digital?
Não. O acesso à internet só é necessário no primeiro momento para adicionar o CRLV Digital na Carteira Digital de Trânsito. Depois, o documento do veículo digital fica armazenado e criptografado no dispositivo e sua visualização pode ser realizada offline.

O CRLV Digital indicará se o documento está suspenso ou cassado, assim como a CNH Digital?
A primeira versão do CRLV não informará se existem irregularidades no documento, mas apresentará o ano em que o veículo foi licenciamento.