terça-feira , 26 novembro 2024
Goiás

Por articulação de Armando Vergílio, cooperativas ganham assento na Juceg

Por articulação presidente do Sicoob/Credseguro e candidato a deputado estadual Armando Vergílio (Solidariedade), o governador José Eliton (PSDB) sancionou nesta terça-feira lei que inclui a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-GO) e a Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial) no Plenário da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). O texto modifica a composição do órgão com a elevação de 13 para 15 o número de membros vogais na entidade. Esta era uma demanda de mais de 10 anos.

Eliton afirmou que a alteração no quadro da Juceg é um passo para a modernização do ambiente de negócios em Goiás. “Nada mais justo do que um representante dessas entidades ter assento naquela casa para ajudar a desburocratizar os processos. Antes passavam-se vários dias entre o início do processo e o deferimento final dos documentos que habilitam o empreendedor à atividade comercial. Hoje, temos na média 22 horas entre o protocolo de pedido de abertura e o deferimento”, apontou.

Armando disse que a inclusão do cooperativismo valoriza o setor. “Eu me criei no mutualismo e no associativismo, que são pilares do cooperativismo. Hoje, a maioria das grandes seguradoras no Brasil e no mundo nasceu de cooperativas, mas o setor ainda era negligenciado. Ainda há muito a evoluir, mas a partir de agora poderemos elaborar políticas públicas para o setor de forma mais objetiva”, afirmou ele. O presidente do Sicoob/Credseguro ainda garantiu que o governo de Goiás irá, através da Secretaria do Trabalho, implementar o Conselho Estadual do Cooperativismo.

Durante o evento, realizado na sede do Sistema OCB/SESCOOP-GO (Organização das Cooperativas do Brasil/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Goiás), no Jardim Goiás, José Eliton recebeu das mãos do presidente da entidade, Joaquim Guilherme, um documento com um raio-X das cooperativas goianas e com sugestões para a gestão 2019/2022.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....