sexta-feira , 26 abril 2024
Goiás

Marconi: “em matéria de gestão, Caiado é analfabeto total”

Diante de comentários do senador Ronaldo Caiado (DEM) sobre a saúde financeira do Estado nos primeiros três debates desta eleição, o ex-governador e candidato ao Senado Marconi Perillo (PSDB) disse que “em matéria de gestão, o senador Ronaldo Caiado é analfabeto total”.

Segundo Marconi, Caiado desconhece o Estado que deseja governar, além de apresentar um discurso vazio e não apresentar propostas para a continuidade dos avanços em Goiás. “Nada entende de equilíbrio financeiro e fiscal do Estado. Nem passa perto em saber o que fizemos ao longo dos últimos anos para equilibrar as finanças do Estado e colocar a folha de pagamento rigorosamente em dia em todos os nossos quatro governos”, disse Marconi.

As medidas de redução de despesas adotadas pelo ex-governador Marconi a partir do final de 2014, foram imprescindíveis para garantir as contas do Governo de Goiás equilibradas, com pagamento do funcionalismo público em dia, e plenamente adequadas à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Em junho, o governador José Eliton (PSDB) recebeu ofício da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) que mostra que Goiás cumpriu as metas do Programa de Apoio à Reestruturação e ao Ajuste Fiscal de Estados (PAF) do exercício de 2017. O documento, assinado pelo Secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, comprova que o Estado cumpre com rigor o programa de ajuste com a União.

A avaliação de metas do PAF pela STN é feita todos os anos nos Estados brasileiros, no final do primeiro semestre, e analisa a execução de medidas que permitem o equilíbrio orçamentário de modo sustentável. Entre as metas avaliadas estão dívida, resultado primário, despesa com pessoal, arrecadação própria, gestão pública e liquidez.