quinta-feira , 28 novembro 2024
Goiás

Educação: Goiás fica outra vez em 1º lugar no Ideb

A qualidade do aprendizado na rede estadual de Goiás virou destaque nacional mais uma vez. Nesta segunda-feira, o Ministério da Educação divulgou que a rede pública goiana é líder nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio e no Ensino Fundamental II. No Ensino Fundamental I, ficou na 2ª colocação. Goiás cumpriu todas as metas de crescimento estabelecidas, tendo sido o único Estado a cumprir a meta no Ensino Médio.

No Ensino Médio, a nota alcançada por Goiás foi 4,3, superando a projeção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que era 4,2. Já no Ensino Fundamental II, a média foi 5,2, ou seja, 0,4 a mais que o estipulado (4,8). No Ensino Fundamental I, Goiás apresenta crescimento de um ponto: o Inep apresentou meta de 5,6, mas a rede estadual goiana fez 6,6. As provas foram realizadas em 2017.

Para o governador José Eliton, os números são resultado direto de um conjunto de ações que o Governo de Goiás vem aplicando na Educação. “Mas nada disso seria possível sem o esforço da comunidade escolar. Parabéns aos diretores, professores, coordenadores e, principalmente, aos alunos. O mérito é de vocês. Estamos satisfeitos com os avanços, mas ainda queremos mais. E nosso papel é voltar os olhos para o futuro. Estamos propondo mais formação para os professores, com o Mestrado Profissional, e outra série de investimentos voltadas para os alunos, para que priorizem os estudos”.

IMPORTÂNCIA DO IDEB
O Ideb é calculado de dois em dois anos, a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Na última semana, o MEC já havia divulgado os dados do Saeb, que indicaram a rede pública goiana na liderança nacional em aprendizagem. Goiás é primeiro lugar em proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nas duas fases do Ensino Fundamental (I e II) e terceiro lugar no Ensino Médio no país.

O Ideb é um importante indicador para avaliar o desempenho da aprendizagem no Brasil. A meta nacional é alcançar os índices estabelecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), cuja média é 6,0. Ela é composta por 34 países e tem como objetivo promover políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, passando pela Educação.

A partir dos dados obtidos pelo Ideb, já é possível notar que a rede estadual goiana está acima da média da OCDE quando o assunto é Ensino Fundamental I, cuja nota atual é de 6,6.

HISTÓRICO DE CRESCIMENTO
Goiás apresenta histórico positivo e de crescimento desde 2007, ano em que o MEC adotou o Ideb para avaliar a qualidade do aprendizado no Brasil e começou a estabelecer curvas de crescimento. No Ensino Fundamental I, as metas foram atingidas cinco vezes consecutivas, tendo iniciado com nota 4,3 e saltado para 6,6, dez anos depois. O mesmo cenário é percebido no Ensino Fundamental II. Nessa modalidade, a rede pública goiana avançou de 3,4, em 2007, para 5,2 no ano passado.

Já no Ensino Médio, as notas acima das metas do Inep começaram a surgir em 2009. De lá para cá, vem superando seus próprios índices, tendo saltado da 16ª posição, em 2011, para a liderança atual. O maior destaque foi em 2013, quando a rede estadual de Goiás alcançou o topo nacional do Ideb, com 3,8 pontos. Já no último ranking divulgado, em 2015, Goiás foi um dos quatro Estados a cumprir as metas estabelecidas para o Ensino Médio.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....