quinta-feira , 28 março 2024
Goiás

Eliton visita colégio campeão do Ideb em Uruaçu e lamenta acirramento político

O governador e candidato à reeleição Zé Eliton realizou grande concentração pública na noite desta quinta-feira (6) no Setor Aeroporto, em Uruaçu. Antes, visitou a Escola Estadual Filomeno Luiz de Franca (Quilombola), a primeira de Uruaçu no IDEB.

A unidade de ensino elevou de 6,5 para 7,3 pontos o seu índice no IDEB de 2017 em relação a 2015. A escola atende alunos que cursam os anos iniciais do ensino fundamental. Zé Eliton fez questão de visitar a escola, cujos diretores, professores e alunos encontram-se em festa pela conquista.

“É a primeira vez que um governador visita o colégio”, declarou o governador. Para ele, a unidade de ensino simboliza o que o Brasil precisa. “Trata-se de uma escola simples, bem arrumada, que dá orgulho a pais, alunos e professores e que atende quilombolas e pessoas reclusas por atos infracionais”, mencionou.

Zé Eliton iniciou seu pronunciamento manifestando sua preocupação com o acirramento político em Goiás e no Brasil. “Estou observando com preocupação os cenários goiano e nacional. Quando estava saindo de Goiânia, vi, angustiado, a cena do atentado contra o candidato a presidente da república, Jair Bolsonaro. Posso não concordar com as ideias dele, mas temos que respeitar. Rogo a Deus que lhe dê recuperação”, comentou.

O governador disse que o atentado o fez voltar há dois anos quando, em Itumbiara, foi vítima “de uma violência brutal, que vitimou fatalmente o candidato a prefeito José Gomes e o policial militar Vanilson. Sei das consequências disso para mim, para minha família e para a sociedade.

O governador pediu a todos “uma reflexão profunda sobre a política” e reafirmou que “jamais vou pegar o microfone para xingar, agredir ou atacar”, considerando que “isso é política do passado e do atraso. Violência só gera violência, incompreensão só gera incompreensão”.

Zé Eliton criticou aqueles que se utilizam da política para pregar o caos e dividir as pessoas: “Esse episódio é a expressão de um sentimento que varre o País de Norte a Sul e é típico daqueles que acham que são donos da verdade”.

Finalizou reiterando sua crítica “a político que chega em praça pública e xinga todo mundo, mas não tem nada para apresentar ao povo. Passou mais de três décadas no Congresso Nacional e não fez nada para Goiás”.

A avenida Panamá, onde ocorreu a reunião, ficou colorida por centenas de bandeiras azul-amarelo, tremulando nas mãos de mais de mil pessoas que se postaram à frente do palanque das autoridades e ao longo da avenida para ouvir as mensagens dos candidatos da Coligação Goiás Avança Mais.

Aclamado pela população como o melhor administrador dos últimos anos em Uruaçu, o prefeito Valmir Pedro manifestou sua convicção de que “os candidatos da Coligação serão eleitos porque o povo de Goiás não aceita a volta do coronelismo”.

Nominando Zé Eliton, o prefeito declarou que “hoje temos um parceiro leal, que cumpre sua palavra. Marconi entregou o governo nas mãos de um administrador competente, municipalista, que está nos ajudando com obras e recursos”.

“Precisamos continuar nesse ritmo de progresso”, exortou o prefeito ao alertar que “para isso precisamos do apoio de todos para que possamos continuar a ter as portas do Palácio das Esmeraldas abertas para Uruaçu”.

Valmir Pedro disse não ter dúvida de que “já viramos em Uruaçu e vamos virar em Goiás e ganhar a eleição”. E denunciou que o município “não tem um centavo daquele que acha que vai chegar aqui e ludibriar o povo”.

“Nós já batemos nele em eleições passadas e vamos bater de novo agora”, declarou ao rebater o “pessimismo e politicagem” do candidato do DEM “que tem declarado “irresponsavelmente” que o Hospital de Urgências de Uruaçu não vai funcionar.

“Não funcionaria se eles ocupassem o governo. Vai funcionar sim”, garantiu, ao lembrar que está em andamento o processo de escolha da Organização Social – OS – que vai administrar a unidade. “Em breve o hospital estará funcionando, e bem”, reiterou. E acrescentou: “Ainda temos muitos desafios, muito asfalto para fazer. E vamos fazer porque Zé Eliton tem esse compromisso com Uruaçu”.

Na reunião com a população de Uruaçu, o candidato esteve acompanhado da candidata a vice-governadora, professora Raquel Teixeira, da candidata a Senadora Lúcia Vânia, da candidata a deputada estadual Eliane Pinheiro e por dezenas de lideranças locais e regionais.