Jornal diz que Ibope não consegue explicar pesquisas com resultados diferentes

As pesquisas do Ibope continuam repercutindo na imprensa. Tudo porque o Jornal Opção denunciou que um levantamento do Ibope feito uma semana antes da pesquisa divulgada pela TV Anhanguera mostrava números bem diferentes. Na pesquisa da TV Anhanguera, Ronaldo Caiado cresceu 11 pontos. O jornalista Rubens Salomão, em sua coluna no jornal O Hoje, escreveu que “ainda não há diferença de metodologia, amostra ou fato político relevante que justifique os últimos números divulgados pelo instituto Ibope”.

O jornalista continua e cita as duas pesquisas com resultados muito diferentes. “No levantamento interno a uma empresa, Caiado subiu apenas seis pontos, com estabilidade de Daniel e crescimento de cinco pontos para Zé Eliton”. Rubens também lembra que o Ibope tem histórico de erros no Estado. “A divergência se soma ao histórico de erros do instituto em Goiás”.

Em áudio divulgado para prefeitos da base aliada, o candidato ao Senado, Marconi Perillo, criticou a pesquisa do Ibope e lembrou que em 1998 o mesmo instituto divulgou pesquisa no dia da votação dando vitória para Iris Rezende, que acabou perdendo para o próprio Marconi. Em nota, o Ibope nega irregularidades e justifica que houve intervalo de uma semana entre as duas pesquisas de setembro, o que pode explicar a diferença nos números.