O Ibope Inteligência reconheceu a existência de pesquisas eleitorais com resultados divergentes para a disputa para o governo estadual e para o Senado em Goiás. Em nota, o instituto admitiu ter realizado pesquisas para uma empresa, “sem fins de divulgação” e para a TV Anhanguera com pequeno intervalo de tempo entre as aferições de intenções de votos.
No levantamento realizado para a “empresa”, cujos números foram alvo de vazamento, o governador Zé Eliton (PSDB), candidato à reeleição, aparece com 18% das intenções de votos – mas na pesquisa divulgada pela TV Anhanguera, emissora afiliada da Rede Globo em Goiás, o tucano tem 13%. No caso do Senado, o ex-governador Marconi Perillo tem 37% das intenções no levantamento contratado pela coligação e 29% no apresentado pela emissora.
“Além da pesquisa contratada pela TV Anhanguera junto ao IBOPE Inteligência, que foi divulgada na última sexta-feira, dia 21, o instituto também realizou uma outra pesquisa para uma empresa, mas sem fins de divulgação”, afirma o instituto. “A pesquisa da TV Anhanguera foi realizada entre os dias 18 e 20 de setembro. Já a da empresa foi feita entre os dias 9 e 12 e entregue ao contratante dia 13”.
Na nota, o Ibope nega os fortes rumores de que a pesquisa teria sido submetida ao crivo do senador Ronaldo Caiado (DEM) antes de entregue à TV Anhanguera. “O Ibope Inteligência também esclarece que em nenhum momento realizou reunião com o sr. Caiado, nem em Goiânia, nem em São Paulo”, afirma a nota.