quarta-feira , 27 novembro 2024
Goiás

Cláudio Humberto: institutos de pesquisa erram mais do que acertam

Cláudio Humberto Rosa, um dos jornalistas políticos mais respeitados do Brasil, divulga nesta quarta-feira um estudo que mostra que as pesquisas de intenção de voto erraram mais do que acertaram nas eleições de 2014 e 2016.

Cláudio Humberto diz que os principais instituto erraram, em média 54% dos prognósticos. Exemplo: em 2016, o Ibope de 28 de setembro, quatro dias antes da eleição em São Paulo, “com 95% de grau de confiança”, apontou João Doria com 28% e Russomano em 2º com 22%. Contados os votos, Doria teve 53,7% e venceu no 1º turno. 

Em 2014, os resultados ficaram fora da margem de erro do Datafolha em 17 das 27 das pesquisas, 63%. No Ibope, 45% das 84 pesquisas. 

Na pesquisa a quatro dias da eleição de 2016, Haddad (PT) aparecia em 4º lugar. Apurados os votos o petista cegou em 2º com 16,7%.

Em nota, o Ibope explicou que pesquisa é “retrato do momento” etc, e da pesquisa à votação vários fatores “impactam diretamente o eleitor”.

A menos de 10 dias da eleição de 2014, em Pernambuco, o Datafolha cravou empate de Paulo Câmara (PSB) com Armando Monteiro (PTB).

Paulo Câmara foi eleito governador no primeiro turno, com espetaculares 68% dos votos. Armando Monteiro teve 31%.

GOIÁS
Erros absurdos aconteceram em todas as eleições estaduais em Goiás desde 1998. Sempre protagonizados pelo Ibope. Há 20 anos, o Ibope anunciava vitória de Iris Rezende (MDB) sobre Marconi Perillo (PSDB) na eleição para governador por 53% a 27% no dia da votação. Marconi venceu.

Em 2010, o Ibope anunciou queda brusca de Marconi na véspera do desfecho da disputa com Iris e Vanderlan. Abertas as urnas, o diagnóstico não se comprovou.

Em 2014, O Ibope disse que Vilmar Rocha (PSD) teria 17% na eleição para senador. Teve 37%. Vale lembrar que o “beneficiado” em 2014 foi Ronaldo Caiado (DEM), o mesmo que, segundo Ibope, está muito à frente de José Eliton (PSDB) e Daniel Vilela (MDB) nesta atual eleição. 

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....