sexta-feira , 17 janeiro 2025
Goiás

TRE manda Kajuru tirar vídeo ofensivo a Marconi do ar e veicular direito de resposta

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou a suspensão de propaganda da coligação A Mudança é Agora, em que o candidato ao Senado Federal, Jorge Kajuru, distorce notícias e ofende o ex-governador Marconi Perillo, candidato ao Senado Federal. O Tribunal também acatou pedido de direito de resposta proposto por Marconi, e determinou que a coligação de Kajuru destine um minuto de seu programa para veiculação da resposta.

“Julgo procedente o pedido e concedo o direito de resposta, no tempo de 1 (um) minuto, sendo que, uma vez que a inserção é de 30 segundos, que se veicule em duas inserções, no mesmo bloco em que propagada a mensagem considerada ofensiva, no horário destinado à coligação responsável pela ofensa, devendo dirigir-se aos fatos nela veiculados. Intimem-se as rádios para que deixem de veicular o conteúdo tido por irregular, evitando-se novos direitos de resposta”, afirmou o juiz Vicente Lopes da Rocha Júnior, em sua decisão.

Na propaganda, Kajuru acusa Marconi de ter recebido propina de uma empresa nacional. No texto da decisão, o juiz afirma quer houve deturpação de notícia, e cita trecho de decisão do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), em que a instância afirma que propaganda eleitoral, quando “contém uma inverdade, ou é injuriosa, difamatória ou caluniosa, defere-se o pedido de resposta para restaurar a verdade ou repelir a injúria, difamação ou calúnia”.

O magistrado observa, ainda, que é assegurado o direito de resposta a quem tenha sido atingido, seja candidato, partido ou coligação, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...